A produção textual no currículo de Inglês do ensino médio: análise da base nacional comum currícular e dos parâmetros curriculares nacionais
Parole chiave:
Currículos Escolares, Língua Inglesa, Ensino Médio, Produção TextualAbstract
O presente trabalho, cuja temática pauta-se na produção textual no currículo de inglês do Ensino Médio, objetivou analisar quais são as exigências impostas pelos documentos curriculares, em vigor, tratam o ensino da língua inglesa para a produção textual. Para este fim, foi executado um estudo bibliográfico sobre a função e importância dos currículos, destacando que esses têm função norteadora para um desenvolvimento no processo de ensino. O corpus documental (BARDIN, 2011) da pesquisa foi formado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentamos nossa análise, no que diz respeito a currículo, em Ireno Antônio Berticelli (2003), Barbosa Moreira e Tomaz Tadeu da Silva (2008) e, em relação ao ensino da língua inglesa, orientamo-nos nas pesquisas de Jeremy Harmer (2007) e Henry Widdowson (2020). Assim, inferimos que os currículos apresentam direcionamentos condizentes com as abordagens recomendadas pelos autores, pois esses documentos demonstram orientações possíveis para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos. Concluimos, portanto, que o cerne das questões que envolvem as dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar está na execução dos encaminhamentos propostos e não no conteúdo curricular.
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