MÃE CORAGEM E SEUS FILHOS
O TEATRO ÉPICO BRECHTIANO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Abstract
A presente pesquisa se propõe a traçar diálogos interdisciplinares entre teatro, direito e educação. Através da dramaturgia teatral e literária brechtiana “Mãe Coragem e seus filhos”, escrita no período nazista, se busca exemplificar como a arte politicamente e historicamente engajada tem um papel fundamental para a difusão multidimensional e multicultural da Educação em Direitos Humanos. Através da teoria humanista de Candido (2002; 2006), da teoria da recepção de Iser e Jauss (1979) e do teatro épico de Brecht (2002) pretende-se aqui analisar a emancipação e o protagonismo social do sujeito de direitos diante das opressões, violações e desigualdades que acontecem na sociedade. Por meio do estudo do enredo e dos personagens da obra teatral “Mãe Coragem e seus filhos” deseja-se problematizar o esvaziamento cotidiano da cidadania, da alteridade e da dignidade humana.
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