PENSAMENTO EDUCACIONAL CLÁSSICO
REFLEXÕES SOBRE PAULO FREIRE E ANÍSIO TEIXEIRA
Abstract
O presente artigo aborda o pensamento educacional de Paulo Freire e Anísio Teixeira, que exerceu uma influência duradoura no campo da educação brasileira. O objetivo é analisar de que maneira o legado desses educadores pode enriquecer as práticas pedagógicas e reflexões educacionais contemporâneas, promovendo uma educação crítica, inclusiva e transformadora. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, fundamentada nos escritos de Freire (1996, 1987, 1981) e Teixeira (1997, 2006, 2009), além de outras obras que discutem a temática. Os resultados mostraram que o legado desses pensadores serve de inspiração para educadores e formuladores de políticas que buscam transformar a educação em um espaço de inclusão e equidade.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Rozevania Valadares de Meneses CÉSAR, José Luís Monteiro da CONCEIÇÃO, Rafaela Virgínia Correia da Silva COSTA

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949). Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Políticas Públicas. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista, com livre acesso ao público geral.