Desenvolvimento e Calibração de um Termohigrômetro para uso em Pesquisas de Micrometeorologia, Agrometeorologia e Clima (Development and calibration of a Thermohygrometer for use in Research Micrometeorology, Agrometeorology and Climatological)

Geraldo Aparecido Rodrigues Neves, José de Souza Nogueira, Marcelo Sacardi Biudes, Paulo Henrique Zanella de Arruda, João Basso Marques, Rafael da Silva Palácios

Resumo


A utilização de sensores para medidas de temperatura e umidade relativa do ar (UR) são fundamentais para o desenvolvimento da micrometeorologia, na agrometeorologia para o manejo de irrigação, clima urbano, pesquisas ambientais de microclima e climatologia. Apesar de simples, o alto custo desses sensores dificulta sua aquisição para que haja a disponibilidade de séries temporais, dessas variáveis, nas cidades, campo e florestas brasileiras. Nesse contexto, desenvolvemos um termohigrômetro, utilizando o chip sensor SHT75, para medir a Temperatura e Umidade Relativa do Ar em ambientes externos, de acordo com a (WMO) e com eficiência compatível com os mais conceituados disponíveis no mercado. Após o desenvolvimento, foram feitas as calibrações dos sensores, utilizando equipamentos similares comerciais certificados. Realizamos comparações através do ajuste de modelos lineares dos dados. Os resultados mostraram que houve alta correlação entre os valores obtidos pelos sensores, construídos e os de referencia, com R2 acima de 99% e redução de custos de até 90%.

Palavras-chave


Sensor; Temperatura do ar; Umidade Relativa do Ar; Micrometeorologia; Agrometeorologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v8.1.p136-143



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License