“Os nossos brancos”: Arte vocal e socialização Kĩsêdjê

Autor/innen

  • Alcides José Delgado Lopes Universidade Federal de Pernambuco/Doutoramento

Abstract

Este ensaio procura trazer para a nossa reflexão e discussão, questões relativas a eventos musicais em uma pequena comunidade indígena brasileira. A partir da leitura da famosa obra Por que cantam os Kĩsêdjê (2015[Why Suyá sing, 1987]), do etnomusicólogo norte-americano Anthony Seeger, procuro fazer uma análise dos procedimentos metodológicos para estudos etnomusicológicos adotados no processo pelo pesquisador, levando em consideração as preocupações e as críticas enfrentadas pela antropologia contemporânea, como também, as ideias dos sujeitos estudados, relativas ao som e ao canto como na relação do cantar em sua sociedade, com outras formas verbais e processos sociais. Trata-se de pontuar como a performance de indivíduos e de agregados coletivos em uma cerimônia estabelece domínios e transformações entre e através de entidades, em um processo que é simultaneamente pessoal, histórico e simbólico.

Palavras-chave: eventos musicais, comunidade indígena, Performance, Kĩsêdjê.

Autor/innen-Biografie

Alcides José Delgado Lopes, Universidade Federal de Pernambuco/Doutoramento

 Licenciado em Música pela UFPE (2006), Professor de Instrumento, teoria e percepção na Uni CV (Universidade de Cabo Verde (2011/2012), Mestre em Antropologia pela UFPE, e atualmente cursa o Doutoramento em Antropologia no Departamento de Antropologia e MuseologiaPrograma de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.

Literaturhinweise

Bibliografia
BASSO, E. B. 1973. The Kalapalo Indians of Central Brazil. Nova York. Holt, Rinehart & Winston, Inc.
BAUMAN, R. e SHERZER, J. (Orgs.) 1984. Explorations in Ethnography of Speaking. Cambridge: Cambridge University Press.
BEHÁGUE, G. (Org.). 1984. Performance Practice: Ethnomusicological Perspectives. Westport: Greenwood Press.
BLACKING, J. 1967. Venda Children's Songs: A Study in Ethnomusical Analysis. Johannesburg. Johannesburg. Witwatersrand University Press.
BOURDIEU, P. 1977. Outline of a Theory of Practice. Cambridge: Cambridge University Press.
BOWRA, C. M. 1962. Primitive Song. Cleveland: The World Publishing Co.
BULKHALTER, S. B. 1982. Amazon Gold Rush: Markets and the Munduruku Indians. Tese de Doutoramento. Nova York: Columbia University.
FELD, S. 1982. Sound and Sentiment: birds, weeping, poetics, and song in Kaluli expression. Filadélfia: University of Pennsylvania Press.
FELD, S. 1984. “Sound structure as social structure”. Ethnomusicology, n. 21. Illinois: University Press, pp. 383-409.
GIDDENS, A. 1979. Central Problems in Social Theory. Berkeley/Los Angeles: University of California Press.
GOFFMAN, E. 1973. The Presentation of Self in Everyday Life [1959]. Woodstock, NY: Overlook Press.
HERNDON, M. MCLEOD, N. (orgs). 1980. The Ethnography of Musical Performance. Norwood: Norwood Editions.
LOMAX, A. 1968. Folk Song Style and Culture. Washington, DC: American Association for the Advancement of Science, n.8.
MCALLESTER, D. P. 1954. Enemy Way Music. Cambridge: Peabody Museum Papers, vol. 41, n. 13.
MERRIAM, A. P. 1960. “Ethnomusicology: Discussion and Definition of the Field”. Ethnomusicology, n. 4. Illinois: University of Illinois Press, pp. 107-114.
MERRIAM, A. P. 1964. The Antropology of Music. Evanston Illinois Northwestern University Press. 358 p.
ORTNER, S. B. 1984. “Theory in Antropology since the sixties”. History and Society. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 126-166.
SEEGER, A. 2015. Por que cantam os Kĩsêdjê – uma antropologia musical de um povo amazônico. São Paulo. Cosac Naify. 320 pp.
SMITH, N. A. 2012. Conflicto y Distancia: Notas críticas de lecturas y trabajo de campo antropológico. Latin American Research Review, Vol. 47, No. 3, pp. 3-23
STONE, R. M. 1982. Let the Inside Be Sweet: the interpretation of music event among the Kpelle of Liberia. Bloomington: Indiana University Press, 1982.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Etnologia brasileira. In: MICELI, Sérgio (Org.). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). São Paulo: Sumaré/ANPOCS; Brasília: CAPES, 1999, v.1, Antropologia, pp. 109-222

Veröffentlicht

2017-06-29