A NOÇÃO DE CULTURA EM GUPTA E FERGUSON, SAHLINS E CUNHA

Autor/innen

  • Ana Caroline Amorim Oliveira Universidade Federal do Maranhão-UFMA Universidade de São Paulo-USP

Abstract

Este ensaio tem como objetivo fazer uma breve análise sobre o conceito de cultura tomando como base três autores: A. Gupta e J. Ferguson(2000) em seu artigo intitulado “Mais além da ‘cultura’: espaço, identidade e política da diferença” em que os autores fazem uma crítica à noção de cultura; M. Sahlins(1997) nos artigos “O ‘pessimismo sentimental’ e a experiência etnográfica: porque a cultura não é um objeto em via de extinção Parte I e parte II” em que defende a noção de cultura e, por fim, M. Carneiro da Cunha com a sua proposta conceitual de cultura com aspas.  Os três autores possuem uma visão crítica de cultura e falam de transformações culturais, mas de formas distintas. Os primeiros propõem o fim da noção de cultura, outro a defesa da mesma e, por fim, a existência de mais uma noção de cultura: a cultura com aspas.

Autor/innen-Biografie

Ana Caroline Amorim Oliveira, Universidade Federal do Maranhão-UFMA Universidade de São Paulo-USP

Professora Assistente II do Curso de Ciências Humanas do Campus de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. 

Doutoranda em Antropologia pela Universidade de São Paulo-USP.

 

Literaturhinweise

Cunha, Manuela Carneiro da. “Cultura” e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. In: Cultura com aspas. 1ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2009. pp.311-373.
Sahlins, Marshall. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um objeto em vias de extinção (parte I). In: Revista Mana. Vol. 3 (01), 1997:41-73.
______________. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um objeto em vias de extinção (parte II). In: Revista Mana. Vol.3 ( 2), 1997: 103-150.
Gupta, Akhil & Ferguson, James. Mais além da “cultura”: espaço, identidade e política da diferença. In: Arantes, A.A. (org). Espaço da diferença. Campinas: Ed. Unicamp, 2000. pp.31-49.

Veröffentlicht

2017-06-29