Palco de Reflexões e Ações: Um olhar fotográfico sobre os diálogos amazônicos

Autores

  • Nádile Juliane Costa de Castro UFPa
  • Dayanne de Nazaré dos Santos Universidade do Estado do Pará

Resumo

O objetivo desse trabalho foi capturar as dinâmicas no evento intitulado “Diálogos Amazônicos” e sua relação intrínseca com a Cúpula da Amazônia. As imagens aqui apresentadas transcendem o registro visual, transformando-se em testemunhas visuais da colaboração, reflexão e ação coletiva que ocorreu durante esse encontro primordial e retratam cenários de convergência de vozes e aspirações em prol da preservação da região amazônica. Para tanto foi utilizada a câmera do Galaxy S20 FE usando como subsídio dos registro os apontamentos de obedecendo os preceitos da Antropologia Visual. Os registros foram realizados entre 4 e 6 de agosto de 2023. Portanto, retratar a participação social de forma multidisciplinar aponta a necessidade de fortalecer esses momentos, e por meio disso através de registros capturar as expressividades que estão envolvidas nesse momento, e de que forma elas podem evidenciar a responsabilidade climática.

Biografia do Autor

Nádile Juliane Costa de Castro, UFPa

Doutora em Ciências: socioambientais (NAEA/UFPA). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA). Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA). Pós-graduada em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Saúde. Está docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA). Realiza estudos com e para povos indígenas e comunidades tradicionais com interface com ambiente, diversidade, formação inclusiva e Saúde. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Diversidade, Saúde e Ambiente com e para povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia (GEDIVERSA). Coordena projetos e programas de extensão para fins de implementação da formação para o cuidado de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia. Possui experiência em saúde indígena, IST/AIDS, ensino profissionalizante. Foi bolsista do CNPQ e CAPES via iniciação científica, mestrado e doutorado. É membro associada da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e Membro Associada Pesquisadora do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Foi Coordenadora do DEAB ABEn Pará entre 2018 e 2019. Está colaboradora do Projeto EDUJUS/ICED/UFPA. Está coordenadora desde de 2020 da Diretoria de Comunicação social e Publicações da ABEn seção Pará.

Dayanne de Nazaré dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira pós graduada em Atenção Primária com ênfase na Estratégia Saúde da Família, realizando linhas de pesquisas voltadas para Saúde Coletiva e populações tradicionais. Mestranda de Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-UEPA/UFAM), turma 01/2021. Atuou como enfermeira na Estratégia Saúde da Família CDP, e na Unidade de Saúde da Família Sacramenta/Mucajá, município de Belém. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) pelo Cesupa, na área de Atenção Básica/Saúde da Família. Preceptora do curso de Medicina no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Atuou como Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde PET-SAÚDE Interprofissionalidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA-BELÉM). Atuou como preceptora de estágios do Curso de Enfermagem da Faculdade Cosmopolita. Atuou como Preceptora de Estágios do curso de Enfermagem na Faculdade Integrada Brasil Amazônia-FIBRA. Desenvolveu atividades como supervisora de estágios obrigatórios vinculados à área da saúde na Faculdade UNINASSAU - Grupo Ser Educacional. Enfermeira e Gerente da Estratégia Saúde da Família Boa Vista (município de Acará), no período de fevereiro a dezembro de 2016, atuando na atenção a saúde de comunidades ribeirinhas e quilombolas do município. Graduada em Enfermagem pela Universidade da Amazônia turma (2011).

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Publicado

2024-09-05