Distopias da Guerra Fria: notas introdutórias a partir da obra de Philip K. Dick
Résumé
Considerando os diálogos possíveis entre Antropologia e Literatura, o presente trabalho discute a obra do escritor norte-americano Philip K. Dick, buscando identificar e discutir alguns temas relacionados ao imaginário político da Guerra Fria. Considerando sua extensa produção, o recorte volta-se às ficções especulativas que versam sobre futuros pós-apocalípticos, identificando quais elementos da narrativa Dickiana podem ser chaves interpretativas do mundo contemporâneo. Conclui-se que a ficção científica oferece um terreno capaz de viabilizar a reflexão sobre o passado, por meio da escrita da história, e a projeção das imaginações do futuro.
Références
BERARDI, F. Depois do futuro. Ubu Editora, 2019.
CANAVAN, G.; SUVIN, D. Metamorphoses of science fiction. Peter Lang AG, 2016.
CLAEYS, G. The origins of dystopia: Wells, Huxley and Orwell. In: The Cambridge com-panion to utopian literature, p. 107-134, 2010.
DE LIMA, Gabriel. A flor do futuro: cosmo-especulação e Antropologia do tempo na obra de Philip K. Dick. Dissertação de mestrado. PPGAS – Museu nacional / UFRJ. Fevereiro de 2020.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia?. Editora 34, 1991.
DICK, Philip K. Androides sonham com ovelhas elétricas?. São Paulo: Aleph (2014).
DICK, Philip K. Um reflexo na escuridão. São Paulo: Aleph. 2016.
DICK, Philip K. Valis. São Paulo: Editora Aleph. 2014.
DICK, Philip K. Ubik. São Paulo: Editora Aleph. 2009.
MANN, George. The mammoth encyclopedia of science fiction. Robinson, 2012.
ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica – do preconceito à conquista das massas. São Paulo: Editora Seoman. 2018.
SAER, J. J. O conceito de ficção. Fronteira Z. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, n. 9, p. 320-325, 2012.
TAVARES, B. Páginas do futuro: contos brasileiros de ficção científica. Santo André: Casa da palavra, 2011.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Zahar, 1994.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. Ubu Editora, 2018.
WUNENBURGER, J. Imaginário (O). Edições Loyola, 2008.
TOTA, Antonio Pedro. Os americanos. Editora Contexto, 2009
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para textos publicados na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. No caso de submissão paralela a outro periódico, o texto em questão será excluído imediatamente do processo de avaliação e não será publicado na Revista de Estudos e Investigações Antropológicas.