Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Rev.CLIO. ISSN: 0102-4736; ISSN: 2525-5649?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista CLIO publica artigos em Português, Inglês e Espanhol. Os artigos podem ser submetidos à sessão Dossiê, Artigos Livres (em fluxo contínuo) e resenhas críticas, inéditos, na área de história. A submissão e processamento de artigos é livre de custo para os autores.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar sua conformidade, em relação a todos os itens listados a seguir.

Serão aceitos artigos apenas de autores com titulação mínima de Mestre.

Os autores precisam colocar uma breve biografia, constando titulação e função atual, bem como vínculo institucional, endereço de contato, e-mail e ORCID, ao final da primeira página do artigo, abaixo dos resumos.

Os autores precisam ter o ORCID (Open Researcher and Contributor ID) e preenchê-lo no momento da submissão do artigo. O ORCID  é um identificador digital único, gratuito, e pode ser facilmente conseguido. Maiores informações nas seguintes páginas:

http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/orcid-2/orcid-caracteristicas/                                                                                                                                  https://www.contentmind.com.br/orcid/                                                                                                                      https://orcid.org/

Compete ao Conselho Editorial a apreciação acerca da pertinência da proposta de submissão em relação à linha editorial da Revista, bem como quanto à observância das normas de publicação.

A política para avaliação de artigos e resenhas está fundamentada nos princípios de análise por pares, especialistas no tema do artigo/resenha, em sistema “duplo cego”.

Os artigos aprovados são remetidos aos autores com as devidas sugestões e, posteriormente, para revisão final pelo Corpo Editorial, podendo, ainda nesta fase, ser rejeitado, caso não preencha os requisitos de qualidade científica exigidos pela Revista.

Os artigos seguem um critério de ordem de submissão, e os aprovados poderão não ser publicados imediatamente, podendo o texto ter sua publicação eventualmente agendada para edições subsequentes.

Os textos não recomendados para publicação serão devolvidos aos autores, juntamente com os pareceres desfavoráveis à sua publicação.

 

Tutorial de Submissão de Artigo

• Acesse a página da  Revista:  https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/

• Clique em Acesso. Entre com Login e Senha, ou cadastre-se, se necessário.

• Clique em Nova Submissão


 

• Escolha a seção apropriada para o seu artigo. Leia as Condições para Submissão, e clique no quadrado para habilitar, caso concorde com aquela condição.


 

• Ainda na mesma página, Leia atentamente a Declaração de Direito Autoral e, em concordando, clique no quadrado para habilitá-la. Você pode, ainda fazer comentários ao editor.

• Clique em Salvar e continuar.


 

 O passo seguinte é a Transferência do Manuscrito. Clique em Escolher Arquivo, e depois, Transferir.

• Clique em Salvar e Continuar


 

O Passo 3 é preencher os Metadados do Artigo. Preencha todos os dados solicitados. Os marcados com asterisco são obrigatórios. A instituição, embora não esteja marcada com asterisco, ela também é obrigatória.

• Se o artigo tiver vários autores, utilize o botão ‘Incluir Autor’ para apresentar os campos adicionais necessários.

• Informe o título e o resumo. E, pode preencher, também os outros quadros, que, embora não sejam obrigatórios, são importantes para a indexação.

• Clique em Salvar e Continuar.


 

 • O Passo 4 é a Transferência de Documentos Suplementares. Caso tenha algum arquivo suplementar, Clique em: Escolher Arquivo, depois  Transferir.

• Em seguida, clique em Salvar e Continuar.


 

O Passo 5 é a Confirmação da Submissão.

• Verifique se o arquivo anexado no Resumo de Documentos é o correto, e clique em Concluir Submissão.


 

• Fim da Submissão! O sistema enviará um e-mail automático, confirmando a submissão do seu artigo.



 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O(s) autor(es) precisa(m) ter titulação mínima de Mestre para submeter um artigo.

    Os autores precisam registrar o ORCID.

    O número de autores em um artigo não pode exceder o máximo de três.

  2. Todos os artigos deverão estar em editor de texto Microsoft Word.

    Os artigos devem ter entre 15 e 25 páginas de extensão, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, com todas as margens 2,5cm, folha tamanho A4.

    Abaixo do título, deverá constar apenas o nome do autor. Ao final da primeira página, abaixo dos resumos, deverá constar uma pequena biografia, com a titulação e função atuais, instituição à qual ele se vincula, seu endereço de contato, e-mail e ORCID.

    Fotografias, ilustrações, tabelas e/ou gráficos, devem estar inseridos no corpo do texto. As tabelas e os gráficos devem ser numerados consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçados por título, com as fontes devidamente mencionadas. As imagens, em formato JPG, devem ter legendas iniciadas pelo termo Figura e numeradas em algarismos arábicos.

    As notas deverão ser colocadas no final do texto, antes e separadamente da bibliografia consultada. 

    As resenhas deverão ter até cinco páginas. 

  3. Os artigos devem conter título e resumo de no máximo 10 linhas, em português, inglês e espanhol. Também devem conter 4 palavras-chaves nos respectivos idiomas. 

    As resenhas também deverão vir acompanhadas de 4 palavras-chave em português, inglês e espanhol.

  4. Os autores dos artigos e resenhas submetidos à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, atestam que suas colaborações são originais e inéditas (não estão sendo avaliadas por outra revista ou nunca tiveram uma versão dos mesmos publicada anteriormente).

  5. As notas ao final do documento e as referências bibliográficas devem estar separadas e seguir as normas da ABNT-NBR 6023.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.

O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.