Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista CLIO: Revista de Pesquisa Histórica - ISSN: 2525-5649?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista CLIO publica artigos em Português, Inglês e Espanhol. Os artigos podem ser submetidos para a sessão Dossiê, Artigos Livres (em fluxo contínuo) e resenhas críticas, inéditos, na área de história. A submissão e processamento de artigos é livre de custo para os autores.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar sua conformidade, em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão desconsideradas.

Compete ao Conselho Editorial a apreciação acerca da pertinência da proposta de submissão em relação à linha editorial da Revista, bem como quanto à observância das normas de publicação.

A política para avaliação de artigos e resenhas está fundamentada nos princípios de análise por pares, especialistas no tema do artigo/resenha, em sistema “duplo cego”.

Os artigos aprovados são remetidos aos autores com as devidas sugestões e, posteriormente, para revisão final, mesmo que não seja para publicação imediata, podendo o texto ter sua publicação eventualmente agendada para edições subsequentes.

Os textos não recomendados para publicação são devolvidos aos autores, juntamente com os pareceres desfavoráveis à sua publicação.

 

Tutorial de Submissão de Artigo

• Acesse a página da  Revista:  http://www.revista.ufpe.br/revistaclio/index.php/revista/index

• Clique em Acesso. Entre com Login e Senha, ou cadastre-se, se necessário.

• Clique em Nova Submissão


 

• Escolha a seção apropriada para o seu artigo. Leia as Condições para Submissão, e clique no quadrado para habilitar, caso concorde com aquela condição.


 

• Ainda na mesma página, Leia atentamente a Declaração de Direito Autoral e, em concordando, clique no quadrado para habilitá-la. Você pode, ainda fazer comentários ao editor.

• Clique em Salvar e continuar.


 

 O passo seguinte é a Transferência do Manuscrito. Clique em Escolher Arquivo, e depois, Transferir.

• Clique em Salvar e Continuar


 

O Passo 3 é preencher os Metadados do Artigo. Preencha todos os dados solicitados. Os marcados com asterisco são obrigatórios. A instituição, embora não esteja marcada com asterisco, ela também é obrigatória.

• Se o artigo tiver vários autores, utilize o botão ‘Incluir Autor’ para apresentar os campos adicionais necessários.

• Informe o título e o resumo. E, pode preencher, também os outros quadros, que, embora não sejam obrigatórios, são importantes para a indexação.

• Clique em Salvar e Continuar.


 

 • O Passo 4 é a Transferência de Documentos Suplementares. Caso tenha algum arquivo suplementar, Clique em: Escolher Arquivo, depois  Transferir.

• Em seguida, clique em Salvar e Continuar.


 

O Passo 5 é a Confirmação da Submissão.

• Verifique se o arquivo anexado no Resumo de Documentos é o correto, e clique em Concluir Submissão.


 

• Fim da Submissão! O sistema enviará um e-mail automático, confirmando a submissão do seu artigo.



 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O autor principal deve possuir, no mínimo, a titulação de mestre.

  2. Todos os artigos deverão estar em editor de texto Microsoft Word.

    Os artigos devem ter entre 15 e 25 páginas de extensão, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, com todas as margens 2,5cm, folha tamanho A4.

    Abaixo do título, deverá constar apenas o nome do autor. Ao final da primeira página, abaixo dos resumos, deverá constar uma pequena biografia, com a titulação, instituição à qual ele se vincula e o seu e-mail.

    Fotografias, ilustrações, tabelas e/ou gráficos, devem estar inseridos no corpo do texto. As tabelas e os gráficos devem ser numerados consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçados por título, com as fontes devidamente mencionadas. As imagens, em formato JPG, devem ter legendas iniciadas pelo termo Figura e numeradas em algarismos arábicos.

    As notas deverão ser colocadas no final do texto, antes e separadamente da bibliografia consultada. 

    As resenhas deverão ter até cinco páginas. 

  3. Os artigos devem conter título e resumo de no máximo 10 linhas, em português, inglês e espanhol. Também devem conter 4 palavras-chaves nos respectivos idiomas. 

    As resenhas também deverão vir acompanhadas de 4 palavras-chave em português, inglês e espanhol.

  4. Os autores dos artigos e resenhas submetidas à Revista CLIO atestam que suas colaborações são originais e inéditas (não estão sendo avaliadas por outra revista ou nunca tiveram uma versão dos mesmos publicada anteriormente).

  5. As notas ao final do documento e as referências bibliográficas devem estar separadas e seguir as normas da ABNT-NBR 6023, exemplificadas a seguir, incluindo sempre o código DOI nas referências dos artigos que o possuírem.

    Livros, Dissertações, Teses,  Artigos e Similares:

    SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

    SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p.

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

    SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p.

    SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

     Fontes e Documentos:

    Autor. Tipo de Documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização seguidas de vírgula.

    Material da Internet:

    Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em<http://> e Acesso em dd/mm/aaaa.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo à Revista CLIO, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/Revista CLIO por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.

O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.