POVOS INDÍGENAS NAS GUERRAS E CONQUISTA DO SERTÃO NORDESTINO NO PERÍODO COLONIAL
Resumo
O artigo analisa a política de alianças e guerras entre a Coroa Portuguesa e os povos indígenas no sertão nordestino no período colonial. Os conflitos foram agrupados em três grandes regiões: o sertão do recôncavo baiano e a margem baiana do rio São Francisco, incluindo o extremo sul do Piauí; o sertão das capitanias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande e Ceará; e o sertão das capitanias do Piauí e Maranhão. Este agrupamento correspondeu, grosso modo, à seqüência temporal na qual os conflitos adquirem maior densidade na documentação pesquisada e permitiu visualizar melhor como se deu a movimentação dos povos a partir do contato e quais as conseqüências para os mesmos. Além disso, problematiza a periodização e abrangência do processo histórico denominado de Guerra dos Bárbaros.
Palavras-chave: Povos indígenas; Sertão; Guerra dos Bárbaros
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.