“SERTÃO DAS USINAS”: paisagem cultural canavieira e violência paradigmática do sistema de grandes plantações através do filme pernambucano Baixio das Bestas
Resumo
O artigo pretende interpretar as representações da paisagem canavieira construídas pelos longametragens nacionais de ficção, objetivando refletir sobre as maneiras pelas quais certos espaços do Nordeste brasileiro adquirem o significado cultural de sínteses regionais.
Tais metonímias geográficas investem-se de grande capacidade de representar um quadro geográfico aceito socialmente, mas também contribuem para a sua redefinição. Investiga-se o papel retórico das paisagens, tomando representações fílmicas e analisando-se a composição de sentidos e valores de uma região cultural por meio da cenografia, locações e técnicas cinematográficas. Compreende-se o cinema enquanto prática social e as imagens por ele produzidas como pontos de atualização entre o imaginário geográfico regional e nacional. A notória produção ficcional de longas-metragens que se reportam ao Nordeste torna evidente a importância imagética e simbólica do “cenário” regional. Apesar da proeminência desse imaginário fílmico, raras películas extrapolam o ideário de sertão. As poucas obras que abordam a região da plantation nordestina justificam análise detalhada acerca da suas concepções de identidade territorial para área tão estudada pela geografia agrária, porém sub-representada na cinematografia nacional.
Palavras-chaves: Retórica da paisagem; paisagem cinematográfica; cinema brasileiro; plantation canavieira; Nordeste.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.