ÁFRICA E OS DESAFIOS DA CIDADANIA E INCLUSÃO: O LEGADO DE MÁRIO DE ANDRADE
Resumo
Este artigo trata de Mário de Andrade, não o escritor brasileiro, mas uma importante liderança dos movimentos de libertação da África. Fundador do Movimento pela Libertação de Angola (MPLA), foi um dos expoentes intelectuais africanos de língua portuguesa. Neste artigo pretende-se discutir questões relevantes ligadas a esse processo, como as idéias de nacionalismo, pan-africanismo, negritude e cidadania.
Palavras-chave: África, nacionalismo, pan-africanismo, inclusão social.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.