LUTAS E ORGANIZAÇÃO SINDICAL EM 68, APESAR DA DITADURA
Resumo
Este texto trata do movimento sindical em 1968. Ele discute como o mesmo se estruturou a despeito da intensa repressão existente a partir do Golpe de 64. Formando pequenos grupos nas fábricas, estes trabalhadores faziam oposição ao sindicalismo oficial e realizaram importantes lutas. Algumas categorias chegaram a organizar greves que tiveram grande significado para as esquerdas no período. O movimento sindical que ganha o cenário na década de 80, portanto, não surge espontaneamente, em 1978, como se tivesse brotado do nada.
Palavras-chave: movimento sindical, greves, luta política.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.