IMPRENSA E IMAGENS: A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DO PIAUÍ E DE TERESINA ATRAVÉS DE JORNAIS DIÁRIOS NA DÉCADA DE 1970.
Resumo
A década de 1970 marca a história do Piauí de formas diversas, mas este artigo narra e destaca o papel da imprensa de um modo geral e da imprensa escrita em particular, na construção da imagem de um Piauí progressista, e de Teresina como novo centro turístico do Brasil. Alberto Tavares Silva, governador do Piauí(1971-75) soube como poucos atrair para a esfera de poder jornais e jornalistas, visando construir uma imagem diferente daquela de um Piauí pobre, esquecido e acima de tudo, dirigido por oligarquias conservadoras e corruptas. Governador e aliados visavam tirar o Piauí e sua capital, Teresina, do anedotário nacional. Na construção desta narrativa histórica foram empregados os principais jornais escritos que circulavam na capital do Piauí, bem como entrevistas que os pesquisadores lançaram mão da metodologia da História Oral.
PALAVRAS-CHAVE: História, cidade e imprensa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.