PAJÉS, DEMÔNIOS E CANIBAIS: REPRESENTAÇÕES ACERCA DOINDÍGENA AMERICANO NA ICONOGRAFIA EUROPÉIA DO SÉCULO XVI
Resumo
Para justificar a conquista da América havia a necessidade do europeu barbarizar a figura dos indígenas americanos. Inúmeras imagens passaram a ser difundidas pelas obras literárias e relatos de viagens, incorporando-se ao imaginário europeu do século XVI. Dentre os temas mais abordados estão a antropofagia, a guerra, a não humanidade dos ameríndios, bem como a associação dos rituais religiosos indígenas com a adoração ao demônio. Os gravados que ilustram a obra Americae, publicada por Theodor De Bry, estão entre os principais responsáveis pela constituição destas representações no imaginário europeu. Nas crônicas, caciques e pajés aparecem constantemente como os responsáveis por fazer cumprir os desejos de lúcifer na terra e seriam culpados de conduzir os outros indígenas à perdição. A associação do indígena com o demônio está presente em muitas das gravuras do século XVI, como aquelas que ilustram a obra Americae, analisadas no presente artigo.
Palavras-chave: Indígenas, representações, iconografia, século XVI
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.