O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
Resumo
O termo ou conceito campesinato tem se tornado corrente na historiografia sobre o Brasil colonial das duas últimas décadas, sobretudo no que se refere aos pequenos produtores. O artigo pretende discutir a adequação do conceito para caracterizar a produção em pequena escala no período colonial, lançando mão das principais referências teóricas, particularmente sociológicas. Para tanto, citamos alguns dos trabalhos mais relevantes da historiografia recente e aduzimos algumas informações a partir de nossa própria pesquisa sobre a produção de tabaco em Pernambuco.
Palavras-chave: Campesinato; tabaco; Brasil colônia.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.