A justiça de fora parte – indivíduos, tribunais e usos da norma em PE no século XVIII
Resumo
Resumo: Durante todo o século XVIII há registros da atuação de uma justiça local em Pernambuco. A presença de juízes de fora e de seus auxiliares, além da delimitação das comarcas e juízos corresponderam a um novo momento no qual o dizer do direito e o fazer da justiça passaram a ter nome e lugar, além de, em teoria, absorver representantes mais profissionais na América Portuguesa. Neste artigo nos propomos a discutir as condicionantes e os desdobramentos dessa justiça numa situação local. Para tanto, abordamos alguns recortes da implantação dos institutos da nova ordem jurídica em Pernambuco e historicizamos algumas práticas fragmentadas de um dos sujeitos que faziam parte dela no século XVIII.
Palavras-chaves: Justiça; Direito; Colônia.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.