O que foi feito da escrava Leocádia? (What was made of slave Leocádia?)
Palavras-chave:
Francisco Gomes de Menezes, Floresta, Escrava Leocádia, Forest, Slave LeocadiaResumo
0 presente texto tem por finalidade analisar o inventário de Francisco Gomes de Menezes que morreu na cidade de Floresta em 1866 procurando explorar as possibilidades apresentadas por esse tipo de documento para uma reconstituição da história. Obviamente terá um caráter mais especulativo que conclusivo em virtude de não se dispor de outros elementos informativos sobre as pessoas envolvidas no dito inventário.
This text analyzes the inventory of Francisco Gomes de Menezes who died in the city of Floresta in 1866 and examines the possibilities that this type of document offers reconstituting history. Given the lack of information concerning people mentioned in the document, this analysis remains speculative.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.