Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry
Palavras-chave:
Bumba meu boi, Sertão Nordestino, Relações sociais, Northeastern backcountry, Social relationshipsResumo
0 texto consiste na tentativa de resgatar as relações sociais no sertão nordestino no período colonial. A proposta tem como fonte de informação a dança do Bumba meu boi uma das mais autênticas, difundidas e conhecidas expressões culturais da sociedade sertaneja. Trata-se, portanto, de uma análise na perspectiva da Nova História Cultural que realça as manifestações das massas anônimas como espaço alternativo para a investigação histórica.
The text attempts to reconstruct the social relations of the backcountry of the colonial Northeast. It focuses on the dance "Bumba-meu-boi", one of the most authentic and widespread cultural manifestations of backlands society. The study utilizes the perspective of the New Cultural History which emphasizes the cultural manifestations of the anonymous masses as an alternative space for historical investigation.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.