Navegação e limites: peculiaridades de uma província fronteiriça. // Navigation and boundaries: peculiarities of a border province.
Palavras-chave:
Fronteira, navegação fluvial, Império. // Frontera, navegación interior, del Imperio.Resumo
A província de Mato Grosso estava localizada numa região litigiosa, fazendo, em geral, fronteira ao sul - sudoeste com a República do Paraguai e a oeste com a República da Bolívia. Sua proteção fazia parte da preocupação do governo imperial que procurava manter em estado defensivo as áreas de fronteiras para garantia da integridade territorial do país. Na nova ordem de interesses do Império, era fundamental garantir o controle sob seu território, inclusive sob as províncias mais longínquas. Para isso, era necessário ter rápido acesso a todo o território e manter os limites políticos bem definidos. Essas duas questões nortearam a ação do governo imperial em relação à Mato Grosso e a importância das forças armadas nessa localidade.
La provincia de Mato Grosso se encuentra en una región disputada por hacer, en general, limitada al sur - oeste con la República del Paraguay y al oeste con la República de Bolivia. Su protección se parte de la preocupación del gobierno imperial trató de mantener las áreas estatales de defensa de fronteras para garantizar la integridad territorial del país. En el nuevo orden de los intereses del Imperio, era esencial que el control sobre su territorio, incluso en las provincias más remotas. Para ello, era necesario contar con un acceso rápido a todo el territorio y mantener bien definidas las fronteras políticas. Estas dos preguntas guiaron la acción del gobierno imperial en relación con el Mato Grosso y la importancia de las fuerzas armadas en esa localidad.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.