Conexões e fronteiras de uma rede de sociabilidade: Sertão de Pernambuco (1840-1880). // Connections and frontiers of a network of sociability: Sertão de Pernambuco (1840-1880).
Palavras-chave:
rede de sociabilidade, política, elite. // réseau de sociabilité, élite, politique.Resumo
Este artigo trata da trajetória de proprietários rurais de Floresta e de Tacaratú, vilas da região sub-média do Rio São Francisco, margem pernambucana. As pesquisas, baseadas em fontes judiciais e cartoriais, nos permitiram caracterizar a formação dessa categoria social, principalmente, no período de implantação da Lei de Terras de 1850. Constatamos que, articuladas em rede de sociabilidade famílias de proprietários não somente comandaram a burocracia administrativa local, mas, também participaram ativamente da construção sociocultural e econômica desse espaço chamado Sertão.
Cet article repose sur l'analyse de la trajectoire sociale de propriétaires fonciers de Floresta et de Tacaratú, région du Médio São Francisco, l'arrière-pays du Pernambouc. La recherche de documents judiciaires et notariaux permet de situer les caractéristiques de la formation sociale de cette catégorie, dans la période de l'exécution de la Loi de Terres de 1850. Nous avons constaté que ces familles ont participé de la construction de cet espace de l'arrière-pays, comme catégorie socialement dominante et tant que de membres de la bureaucratie administrative locale
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.