Saberes disciplinares da História e formação de professores no Paraguai: a Guerra da Tríplice Aliança em foco

André Mendes Salles

Resumo


Apresentamos o interesse em refletir sobre os saberes disciplinares da História a partir da Guerra da Tríplice Aliança, com foco para a formação inicial e continuada de dois professores de História da Educação Básica no Paraguai. A coleta de informações junto aos professores se fez por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de questionário. Os professores não se limitaram a narrar ou descrever seus respectivos processos formativos, mas realizaram um processo de reflexão, assinalando relevantes críticas concernentes a “carreira de História” no Paraguai. A fala dos sujeitos da pesquisa nos levar a perceber a influência da formação inicial em suas construções teóricas e/ou interesses sobre a Guerra da Tríplice Aliança.

 


Palavras-chave


Saberes disciplinares; Formação de professores; Guerra da Tríplice Aliança; Ensino de História.

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DOI: https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.01

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