Coerção e controle: a educação superior no Brasil durante a ditadura civil-militar (1964-1988). // Coheration and Control: higher education in Brazil during the civil-military dictatorship (1964-1988).

Autores

  • Jaime Valim Mansan Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Universidad Complutense de Madrid

Palavras-chave:

Controle coercitivo, educação superior, Ditadura Civil-Militar. // Control coercitivo, educación superior, Dictadura Civil-Militar.

Resumo

Durante a vigência do regime ditatorial instaurado no Brasil em 1964, foram realizadas, por meio do Estado, diversas ações de controle social, algumas delas orientadas especificamente para a educação superior. O controle ocorria através da coerção e da formação de consensos favoráveis. Objeto de reflexão neste artigo, a coerção era formada por três elementos fundamentais e indissociáveis: normatização, vigilância e punição.  

 

Durante la vigencia del régimen dictatorial instaurado en Brasil en 1964, fueron hechas, por medio del Estado, diversas acciones de control social, algunas de ellas orientadas específicamente para la educación superior. El control ocurría a través de la coerción y de la formación de consensos favorables. Tema de reflexión en este artículo, la coerción era formada por tres elementos fundamentales e indisociables: normación, vigilancia y punición. 

Biografia do Autor

Jaime Valim Mansan, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Universidad Complutense de Madrid

Doutorando em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com apoio do CNPq. Atualmente em período de doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, com apoio da CAPES.

Downloads

Publicado

04-03-2013