Independência e nacionalidade: aspectos sócio-políticos e institucionais na América. // Independence and nationality: socio-political and institutional aspects in America
Palavras-chave:
Nacionalidade, América Hispânica, Estados Unidos. // Nacionalidad, Hispanoamérica, Estados Unidos.Resumo
O presente artigo visa apresentar considerações acerca de aspectos sociopolíticos e culturais envoltos na construção da nacionalidade e de identidades políticas locais no século XVIII e início do XIX. A partir dos casos estadunidenses nos períodos pré e pós-independência e mexicano, de maneira geral, tentaremos traçar uma linha de interseção entre as Américas hispânica e inglesa, principalmente em referência as construções da soberania e identidades nacionais. Pretendemos relacionar temas como as influências do panfleto Common Sense de Thomas Paine, as disputas entre federalistas e antifederalistas nos Estados Unidos e entre centralismo e federalismo no México, entrelaçando aspectos comuns e buscando traçar uma linha de sentido e interligação entre os diferentes processos políticos e institucionais das independências americanas e suas ações subsequentes.
El presente artículo tiene como objetivo presentar consideraciones acerca de aspectos sociopolíticos y culturales relacionados a la construcción de la nacionalidad e identidades políticas locales en el siglo XVIII y comienzo del XIX. A partir de los casos estadounidenses en los periodos pre y post-independencia y mexicano, de manera general, intentaremos trazar una línea de intersección entre Hispanoamérica y Angloamérica, principalmente en relación a las construcciones de la soberanía e identidades nacionales. Pretendemos relacionar tópicos como las influencias del folleto Common Sense de Thomas Paine, las disputas entre federalistas y anti federalistas en Estados Unidos y entre centralismo y federalismo en México, entrelazando aspectos comunes y buscando trazar una línea de sentido y correlación entre los distintos procesos políticos e institucionales de las independencias americanas y sus acciones posteriores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.