Na gigantesca floresta de metais: o Engenho Central São Pedro do Pindaré e os debates sobre a lavoura maranhense no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.1.01Palavras-chave:
Engenho Central, Agricultura, MaranhãoResumo
Este artigo recupera os debates que envolveram políticos, lavradores e intelectuais sobre o processo de implantação do engenho central de São Pedro, localizado no vale do rio Pindaré, província do Maranhão, nas últimas décadas do século XIX. A partir dos registros deixados em relatórios governamentais de ministros e presidentes de províncias, dos debates produzidos por deputados, dos anúncios e matérias presentes em jornais e almanaques, procuramos compreender esse momento, que tem na implantação destes novos empreendimento, ação importante para defesa dos interesses dos grandes proprietários de terra e comerciantes.Referências
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. A ideologia da decadência: leitura antropológica a uma história de agricultura do maranhão. Rio de Janeiro: Editora Casa 8/Fundação Universidade do Amazonas, 2008.
ARAÚJO, Tatiana Brito de. Os engenhos centrais e a produção açucareira no Recôncavo Baiano. Salvador: FIEB, 2002.
CALDEIRA, José de Ribamar Chaves. Origens da indústria no sistema agroexportador maranhense: 1875-1885. Tese (Doutorado) - Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 1988.
CANABRAVA, Alice. A grande lavoura. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de (Ed.) História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil Monárquico – Declínio e queda do Império. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
CARVALHO, Carlos Jesus de. Ascensão e crise da economia açucareira. São Luís: Eduema, 2015.
CUNHA, Gaudêncio. Álbum do Maranhão: 1908. São Luís: SEEDUC, 1988.
EISENBERG, Peter L. Modernização sem mudança: A indústria açucareira em Pernambuco (1840-1910). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 260-261.
HARDMAN, Francisco Foot. Trem-Fantasma: A ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na selva. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MARQUES, César Augusto. Dicionário histórico - geográfico da Província do Maranhão. Rio de Janeiro: Fon-Fon e Seleta, 1970.
MEIRA, Roberta Barros. Bangüês, Engenhos Centrais e Usinas: O desenvolvimento da economia açucareira em São Paulo e a sua correlação com as políticas estatais (1875- 1941). Dissertação de Mestrado em História Econômica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
PERRUCI, Gabriel. A República das Usinas. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978.
VIVEIROS, Jerônimo de. História do comércio do Maranhão, 1612-1895. São Luis: Associação Comercial do Maranhão, 1954.
VIVEIROS, Jerônimo de. O Engenho Central São Pedro. Separata de Geografia e História. São Luís, n.º 5, dezembro de 1954.
VIVEIROS, José Francisco de. Relatório sobre a lavoura maranhense. Maranhão, 1893.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.