Paraná das tipografias, Paraná das letras: elementos para uma história da cultura escrita no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.1.17Palavras-chave:
Imprensa, Escrita, Modernidade, PeriódicosResumo
Este artigo trata de problematizações acerca de transformações ocorridas na imprensa do Paraná entre meados do século XIX e o início do século XX. O processo mais importante a ser aqui tratado refere-se a uma mudança nos usos da palavra operado no período em questão: observa-se uma migração de um uso político e administrativo para um uso jornalístico e literário efetivando um processo de livre circulação da palavra. A este processo está implicado transformações nas possibilidades técnicas de impressão e nos processos de profissionalização dos meios gráficos.
Referências
ABREU, Márcia. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.
ABREU, Márcia; SCHAPOCHNIK, Nelson [orgs.] Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado das Letras, 2005.
BOLOGNINI, Carmen Zink. História da Literatura: o discurso fundador. Campinas: Mercado das Letras, 2003. [coleção Histórias de Leitura]
CARNEIRO, Newton Isaac Silva. Surto e desenvolvimento das artes gráficas em Curitiba. Curitiba: Ed. Paiol, 1975.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado/UNESP, 1998.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.
CHARTIER, Roger [org.].Práticas da Leitura. 5ª ed. São Paulo: Edição Liberdade, 2011.
EL FAR, Alessandra. O livro e a leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
MOLLIER, Jean Yves. A leitura e seu público no mundo contemporâneo: ensaios sobre História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. [coleção História e Historiografia]
POMBO, José Francisco da Rocha.O Paraná no Centenário: 1500-1900. 2ª ed. Rio de Janeiro/Curitiba: J. Olympio/Secretaria da Cultura e do Esporte do Estado do Paraná, 1980.
RAMA, Angel. A cidade das Letras. São Paulo: Boitempo, 2015.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível: Estética e Política. São Paulo: Exo Experimental/Ed. 34, 2005.
SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo das Letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.