Arquivos, representações e memória dos trabalhadores rurais: litígios trabalhistas na zona canavieira de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2017.35.1.al.12Palavras-chave:
Trabalhadores rurais, Memória, Ditadura Civil-MilitarResumo
O presente trabalho pretende fazer uma análise sobre os registros dos movimentos dos trabalhadores rurais e suas representações a caminho da Justiça do Trabalho. Utilizamos nessa abordagem processos trabalhistas do arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e prontuários policiais do Departamento de Ordem Política e Social de Pernambuco produzidos entre as décadas de 1970 e 1980. O objetivo é pensar a memória do trabalho a partir dos arquivos constituídos por fontes judiciais e policiais dos trabalhadores rurais da zona canavieira de Pernambuco. Os acervos vão constituir-se em fontes para análise das experiências dos assalariados e construção de uma história dos trabalhadores no campo.
Referências
ABREU E LIMA, Maria do Socorro. Construindo o Sindicalismo Rural: Lutas, Partidos, Projetos. Recife: Editora Universitária da UFPE: Editora Oito de Março, 2005.
ACIOLI, Vera Lúcia Costa; GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz; MONTENEGRO, Antonio Torres. (Orgs.). História, Cultura, Trabalho: questões da contemporaneidade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011.
ANDRADE, Manuel Correia de. A Terra e o homem no Nordeste. São Paulo: Cortez, 2005.
BATALHA, Cláudio H. M. Os desafios atuais da História do Trabalho. Anos 90, Porto Alegre, v.13, n. 23-24, jan./dez. 2006.
BIAVASCHI, Magda Barros. Justiça do Trabalho e Preservação das Fontes Históricas: Preservar é direito do cidadão e dever do Estado. In: III Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho – Recife: Nossa Livraria, 2008. P.43
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 14ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2001.
CHALHOUB, Sidney. Visões de liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CORRÊA, Larissa Rosa. Trabalhadores têxteis e metalúrgicos a caminho da Justiça do Trabalho: leis e direitos na cidade de São Paulo, 1955 a 1964. Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. 2007.
DABAT, Christine Paulette Yves Rufino. Moradores de Engenho: Estudo sobre as relações de trabalho e condições de vida dos trabalhadores rurais na zona canavieira de Pernambuco, segundo a literatura, a academia e os próprios atores sociais. Recife, 2003. Tese de Doutorado em História, Universidade Federal de Pernambuco.
ESPERANÇA, Clarice. A greve de Chumbo. O movimento de resistência dos trabalhadores da Empresa Jornalística Caldas Junior. Porto Alegre: Dissertação de Mestrado, 2007.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2009.
FORTES, Alexandre. Na luta por direitos: Estudos recentes em história social do trabalho. Campinas: Editora Unicamp, 1999.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2005.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na atualidade: manifestações e categorias analíticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013
GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo 2ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. Cidades da mineração: memórias e práticas culturais. Cuiabá: EDUFMT, 2006.
GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. Vira mundo, vira mundo: trajetórias nômades. As cidades na Amazônia. In: Projeto História: revista do programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Vol.27, São Paulo: EDUC, 2003, p.49 – 69.
LARA, Silvia Hunold. Direitos e Justiça no Brasil: ensaios de história social. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2006.
LARA, Silvia Hunold. Trabalho, direitos e justiça no Brasil. In: SCHMIDT, B.(Org.) História, Justiça e Trabalho. São Leopoldo: Oikos, 2010, p. 108
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
MARTINS, José de Souza. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto, 2011.
MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. As lutas sociais no campo e seu lugar no processo politico. Petropolis: Vozes, 1981.
MONTENEGRO, Antônio Torres. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010.
MONTENEGRO, Antônio Torres. Ligas Camponesas e Sindicatos Rurais em tempo de revolução. In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Jorge (Org.). O Brasil republicano. O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. V.03. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
MONTENEGRO, Antônio Torres. Produções do Medo: algumas trilhas. (1955-1964). In: MONTENEGRO, A; REZENDE, A. GUIMARAES NETO, R. et al. (Orgs.). História: cultura e sentimento. Outras histórias do Brasil. Co-edição – Recife: Ed. Universitária da UFPE; Cuiabá: Ed. Da UFMT, 2008.
MONTENEGRO, Antônio Torres. Trabalhadores rurais e Justiça do Trabalho em tempos de regime civil-militar. In: GOMES, Angela de Castro e TEIXEIRA, Fernando (Orgs.). A Justiça do Trabalho e sua história: direitos sociais e humanos dos trabalhadores no Brasil. Campina: Editora da Unicamp, 2013.
PAIDA, Zenilda. Trabalhador Rural. Conteúdo Jurídico, Brasilia – DF, 2012.
PALMEIRA, Moacir. Modernização, Estado e questão agrária. Estudos Avançados. 1989, vol.3, n.7, PP. 87-108.
PORFÍRIO, Pablo F. de A. Medo, comunismo e revolução: Pernambuco (1959-1964). Recife: Ed. Universitária, UFPE, 2009.
SCHIMIDT, Benito Bisso (Org.). Trabalho, justiça e direitos no Brasil. Pesquisa histórica e preservação das fontes.- São Leopoldo: Oikos, 2010.
SIGAUD, Lygia. Greve nos Engenhos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
SIGAUD, Lygia. Os Clandestinos e o Direitos: Estudos sobre trabalhadores da cana-de-açúcar de Pernambuco. São Paulo: Duas Cidades, 1979.
SIGAUD, Lygia. Armadilhas da honra e do perdão: usos sociais do direito na mata pernambucana. Mana, 10 (1), abr/2004. pp.131-163
SILVA, Fernando Teixeira da. O Historiador e os Processos Trabalhistas no Brasil. In: II Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho (2:2008: Campinas, SP) – São Paulo: Ltr, 2008.
SILVA, Marcília Gama. Cultura e Memória – História e Trabalho. Gestão documental no TRT6: Um apelo à História e à Memória. In: ACIOLI, V., GUIMARAES, R., MONTENEGRO, A. História, cultura, trabalho: questões da contemporaneidade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011.
SILVA, Marcília Gama. Informação, Repressão e Memória: A construção do Estado de exceção no Brasil na perspectiva do DOPS-PE. Recife: Tese de Doutorado, UFPE. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.