A revolta dos matutos: entre o medo da escravização e as ameaças dos “republiqueiros” (Pernambuco-1838)
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.1.11Palavras-chave:
Brasil império, Pernambuco, Regência, Cultura políticaResumo
Nos primeiros meses do ano de 1838 ocorreu uma série de eventos em comarcas do interior da província de Pernambuco. O que havia em comum entre eles era a resistência ao recrutamento para 1ª Linha do Exército justificada por um boato de escravização de homens livres. O objetivo deste artigo é resgatar a história daquela revolta, buscando analisá-la a partir das disputas políticas que enfrentavam o Império e, em especial, Pernambuco.Referências
ALMEIDA, Cândido Mendes de. Atlas do Império do Brazil. Rio de Janeiro: 1868.
CADENA, Paulo Henrique Fontes. O Vice-Rei: Pedro de Araújo Lima e a governança do Brasil no século XIX. Tese de Doutorado em História. Recife: UFPE, 2018.
CARVALHO, Marcus J. M. Cavalcantis e Cavalgados: a formação das alianças políticas em Pernambuco, 1817 - 1824. In Revista Brasileira de História. vol. 18, nº 36. São Paulo: 1998.
CARVALHO, Marcus J. M. Movimentos sociais: Pernambuco (1831 – 1848). In. GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo (org.). O Brasil Imperial, volume II: 1831 – 1870. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
CAVALCANTI NUNIOR, Manoel Nunes. Cultura política e instituições no Brasil Regencial: a primeira legislatura da Assembleia Provincial de Pernambuco (1835-1836). Binacional Brasil Argentina, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, v. 9, nº 2, 2019.
CAVALCANTI NUNIOR, Manoel Nunes. “O egoísmo, a degradante vingança e o espírito de partido”: a história do predomínio liberal ao movimento regressista (Pernambuco, 1834-1837). Tese de Doutorado em História. Recife: UFPE, 2015.
CAVALCANTI NUNIOR, Manoel Nunes. Revisitando as Carneiradas: os irmãos Machado Rios e as disputas políticas em Pernambuco (1834-1835). Clio, Universidade Federal de Pernambuco, nº 33.1, 2015.
COSTA, Francisco A. Pereira da. Diccionario Biographico de Pernanmbucanos Celebres. Recife: Typographia Universal, 1882.
NOGUEIRA, Octaciano e FIRMO, João Sereno. Parlamentares do Império. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1973.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. 13ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
SILVA, Wellington Barbosa da. Entre a liturgia e o salário: a formação dos aparatos policiais no Recife do século XIX (1830-1850). Jundiaí: Peco Editorial, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.