OS FILHOS E OS NETOS DOS QUE ANDAM NA GOVERNANÇA: FAMÍLIA E PODER NA CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE COLONIAL.
Resumo
As relações de família eram um dos pilares fundamentais da sociedade colonial em vários aspectos. O exercício do poder através das instâncias locais figurava como cenário privilegiado de ação das redes de parentesco. Nesse estudo de caso enfocamos a atuação dos principais grupos familiares no âmbito da Câmara Municipal do Recife durante o período colonial, procurando identificar as mais importantes linhagens da elite local, algumas de suas estratégias e os seus espaços de poder.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.