As guerras nas matas de Jacuípe
Palavras-chave:
Guerras, Matas de Jacuípe, Pedro IvoResumo
Neste artigo buscamos reconstruir os embates ocorridos nas matas do Jacuipe entre Pernambuco e Alagoas ao longo da década de 1840. Foram muitas batalhas envolvendo aquele território desde a Guerra dos Cabanos até 1850, com a prisão de Vicente de Paula e de Pedro Ivo, e a fundação de duas colônias militares na região, uma em cada província. Interessa-nos entender as disputas e tensões políticas que estavam em pauta, como a imprensa se envolveu nesse debate, assim como desvendar quem eram os guerreiros das matas, como viviam, como lutavam. Além da guerra travada no corpo a corpo, das balas, das trincheiras, das roças e casas queimadas, houve uma outra batalha pela construção de uma memória para esses homens. Pedro Ivo talvez tenha sido o mais disputado personagem: entre herói e bandido, entre líder de uma “regeneração política do paiz” e desertor covarde.
Referências
ALMEIDA, Luiz Sávio de, Memorial biográfico de Vicente de Paula, o capitão de todas as matas, guerrilha e sociedade alternativa na mata alagoana, Maceió, EDUFAL, 2008.
CARVALHO, Marcus, “Um exército de índios, quilombolas e senhores de engenho contra os jacobinos: a Cabanada, 1832-1835”. In Dantas, Monica (org.) Revoltas, motins, revoluções, São Paulo, Alameda, 2011, p.169-200.
CARVALHO, Marcus, “Os nomes da Revolução: lideranças populares na Insurreição Praieira”, Recife, 1848-1849. Rev. Bras. Hist. Vol.23, n.45, São Paulo, Julho 2003, p.209-238.
EISEMBERG, Peter L., Modernização sem mudança, a indústria açucareira em Pernambuco, 1840-1910, São Paulo, Paz e Terra, 1977.
MOSHER, Jeffrey C., Political Struggle, Ideology and State Building, Peranmbuco and the construction of Brazil, 1817-1850, Lincoln, University of Nebraska Press, 2008.
OLIVEIRA, Maria Luiza Ferreira de, “No centro das mattas, as colônias militares e os embates dos anos 1850”, In Tania Bessone, Lucia Maria B. P. Neves, Lucia M. P. Guimarães (org), Elites, Fronteiras e cultura do Império do Brasil, Rio de Janeiro, Contracapa, 2013, p.111-138.
SILVA, Edson Hely, O lugar do índio, conflitos, esbulhos de terras e resistência indígena no século XIX: o caso de Escada-PE (1860-1880), Dissertação de mestrado, História, UFPE, Recife, 1995.
SODRÉ, Nelson Werneck, História da Imprensa no Brasil, São Paulo: INTERCOM, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011 (1a. ed. 1966).
VERSIANI, Flávio Rabelo, Vergolino, José Raimundo O., “Preços de escravos em Pernambuco no século XIX”, Série Textos para Discussão, Departamento de Economia, Unb, texto no. 252, Brasília, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.