Alvaro Lins. Caráter e função: dilemas e contradições de um embaixador do Brasil em Portugal

Autores

  • Luiz Cláudio Machado dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2016.34.1.al.288-306

Palavras-chave:

Política externa brasileira, Relações Brasil-Portugal, Alvaro Lins

Resumo

O presente artigo analisa a atuação do embaixador do Brasil em Lisboa, Alvaro Lins, entre 1956 e 1959, quando da crise desencadeada pela concessão de asilo ao candidato derrotado à presidência portuguesa, general Humberto Delgado. Como elemento essencial para a análise das relações luso-brasileiras no período, deve-se destacar a personalidade multifacetada de Alvaro Lins, suas contradições e dilemas, que questionaram, por palavras e atos, a política do presidente Kubitschek, não apenas em relação ao país europeu, mas também a maneira pela qual o Itamaraty percebia a realidade internacional, e as estratégias de inserção do Brasil na nova ordem pós Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, contribuiu Alvaro Lins decisivamente para o debate acerca das grandes questões que viriam a subsidiar a construção da Política Externa Independente, dos presidentes Jânio Quadros e João Goulart.

Biografia do Autor

Luiz Cláudio Machado dos Santos, Universidade Federal do Pará

Graduado em História pelo Centro Universitário de Brasília (1987), Mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1993) e Doutor em História Social pela Universidade de Brasília (2011). Lecionando desde 1984, possui experiência em cargos de Coordenação de cursos de História e Relações Internacionais, bem como no ensino e pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil, História Moderna, História Contemporânea, História das Relações Internacionais e Política Externa Brasileira. Professor Adjunto de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal do Pará, atualmente cedido ao Ministério da Educação em Brasília, onde ocupa o cargo de Coordenador Geral de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

Referências

Alvaro Lins rompe com JK e afirma que seu governo não tem dignidade. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 03 ago. 1960. Primeiro Caderno.

Caso Delgado. Mensagem dos escritores portugueses ao Embaixador do Brasil. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 17 fev. 1959.

CERVO, Amado Luiz; MAGALHÃES, José Calvet de. Depois das caravelas: as relações entre Portugal e Brasil: 1808-2000. Brasília: EdUnB, 2000.

D’ARAUJO, Maria Celina...[et al.]. João Clemente Baena Soares: sem medo da diplomacia – depoimento ao CPDOC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Deplorável atitude e honrosa resposta. Diário da Manhã. Lisboa, 04 nov. 1958.

FILHO, Afonso Arinos. Diplomacia independente. Um legado de Afonso Arinos. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FILHO, Eduardo César Maia Ferreira. Álvaro Lins: sobre crítica e críticos, ensaios escolhidos sobre literatura e crítica literária. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 2012.

FRANCO, Alvaro da Costa (Org.). Documentos da política externa independente. Rio de Janeiro: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007. v. 1.

GONÇALVES, Williams da Silva. O realismo da fraternidade: Brasil – Portugal. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2003.

JUNIOR, Humberto de França e Silva. Alvaro Lins – “Um mestre esquecido”. Perspectiva Filosófica. Recife: UFPE, n. 18, 2002.

LINS, Alvaro. Política partidária do Brasil. Editorial. Diário da Manhã. Lisboa, 31 nov. 1958.

LINS, Alvaro. Missão em Portugal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1960.

MELO FRANCO, Afonso Arinos de. A alma do tempo (Memórias). Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

No Senado. O asilo do General Delgado. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 16 abr. 1959.

ROSAS, Fernando. Portugal, um mundo de coisas pequenas: a sociedade e a economia nos anos 30. In: MATTOSO, José (Dir.). História de Portugal: O Estado Novo (1926-1974).

v. 7, Lisboa: Estampa, 1994.

Downloads

Publicado

12-01-2016