"NÓS VENCEMOS A GUERRA!" HISTÓRIA, MEMÓRIAS E LEITURAS INDÍGENAS DA GUERRA DO PARAGUAI.
Resumo
Os antepassados dos Xukuru do Ororubá, Fulni-ô e Wassú, assim como os de outros povos indígenas no Nordeste, participaram da Guerra do Paraguai. Este texto se propõe a discutir a história e as memórias indígenas sobre a Guerra do Paraguai, situadas nos debates atuais sobre aquele conflito, objetivando contribuir para um maior conhecimento da história indígena no Nordeste contemporâneo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.