"QUANDO O POBRE COME GALINHA, UM DOS DOIS ESTÁ DOENTE". A FOME E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOBRE A SAÚDE NA EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES RURAIS DA ZONA CANAVIEIRA DE PERNAMBUCO.

Christine Rufino Dabat

Resumo


Grandes nomes da medicina, como Josué de Castro e Nelson Chaves, demonstraram em obras marcantes os efeitos da monocultura da cana-de-açúcar em sistema de plantação sobre a situação sanitária das populações empregadas nesta atividade na zona canavieira de Pernambuco. A má nutrição endêmica tem um grande impacto sobre indicadores sociais tão importantes quanto a mortalidade infantil, estatura das populações, capacidade de concentração para as crianças e de desenvolver esforços físicos intensos para os adultos. Trabalhadores rurais da Zona da Mata testemunham sobre sua própria experiência, acrescentando sua voz a um elenco de fontes que foram, em parte, tingidas pela mitologia da classe patronal: seus representantes se distinguiriam por uma benevolência manifesta preferencialmente no âmbito da alimentação e atenção à saúde. Os cortadores de cana descreveram o abandono em que suas famílias se encontravam em termos de assistência médica, inclusive nos casos mais sérios, levando muitas vezes à desenlace trágico, bem como as estratégias de sobrevivência que, geração após geração, desenvolveram para escapar à inanição, conseguindo alimentos além da quantia insuficiente que seu salário permitia comprar. A inexistência de serviços de saúde e os recursos das práticas médicas populares constituem a refutação cabal da versão patronal da história. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 .

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

                          

             

eISSN: 2525-5649  Av. da Arquitetura, s/n CFCH-10°Andar, CDU - Recife-PE - CEP: 50740-550 Fone:+55(81)2126-8292  editorclio@gmail.com

                                                                                                                                  contador inserido em 14. Junho. 2018   hits counter html