IMPRENSA E POLÍTICA NO PARANÁ: UMA PROSOPOGRAFIA DOS REDATORES REPUBLICANOS.
Resumo
A crise do regime monárquico brasileiro veio acompa-nhada do surgimento e da expansão do movimento republicano no final do século XIX. No período, a imprensa não somente se colocou como palco dos debates institucionais, como também teve papel de poder in-formal. Para melhor compreender as redes e configurações que ensejaram a produção e difusão de ideários republicanos no Paraná, elaborou-se uma prosopografia dos redatores que discutiram a questão republicana na imprensa local. A biografia coletiva permitiu também a compreen-são dos variados posicionamentos políticos nas redes que influencia-ram o republicanismo local que, em sua vertente dominante, esteve vin-culado ao projeto de modernização conservadora das elites ervateiras, detentoras de capital econômico e político que lhes permitiu o controle do estado após a Proclamação da República. Como o campo intelectual ainda não tinha se configurado, vincularam-se os redatores analisados ao campo político.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.