RECORTES DE PAISAGENS - ABORDAGEM HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DA FORMAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANOS DO RECIFE A PARTIR DO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES.

Edvânia Torres Aguiar Gomes

Resumo


Diferente do método cartesiano de análise, que tratava os elementos a partir de visões seccionadas e parcelares, a cidade hoje é entendida por um conjunto cada vez maior de métodos que inevitavelmente compreendem o conjunto das representações que a sociedade estabelece em relação ao espaço e ao "mundo vivido". A cidade, assim, está vinculada e mediada a partir de duas matrizes espaciais, o "espaço da ação" e o "espaço da representação". Para este estudo foram identificados 3 (três) eixos urbanos paisagísticos na / da cidade do Recife, para cada eixo foram aplicados diferentes composições e números de questionários, cujos horários e dias de aplicação guardaram afinidades com as características de uso e ocupação dos eixos e com o perfil da amostra dos entrevistados e teoricamente utilizou três categorias de bairros; os centrais, a exemplo do bairro do Recife e Santo Antônio; os situados em zona de transição, com pesquisas no bairro de Santo Amaro; e os bairros tipo-subúrbios, com enfoque nos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira. A paisagem, enquanto abstração, desses eixos estão registradas ao longo da história como expressões literárias, acadêmicas e artísticas e refletem lugares de desejos, folclores, hábitos do cotidiano singulares em si. Os recortes dos espaços da cidade, enquanto abstrações, abrangem as demais formas de representações de paisagens e, enquanto geradoras de imagens literárias, pictóricas e artísticas, de uma maneira geral, tendem a potencializar e não raras vezes a caricaturar os aspectos marcantes alvejados, alimentando representações e despertando novas interpretações. Assim, o rebatimento desse processo de representações sucessivas foi de forma ilustrativa analisado ao longo do tratamento dado aos questionários aplicados nos 3 (três) eixos. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 .

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

                          

             

eISSN: 2525-5649  Av. da Arquitetura, s/n CFCH-10°Andar, CDU - Recife-PE - CEP: 50740-550 Fone:+55(81)2126-8292  editorclio@gmail.com

                                                                                                                                  contador inserido em 14. Junho. 2018   hits counter html