A VISITA DE TOLLENARE AOS CARMELITAS DESCALÇOS/TERÉSIOS DE OLINDA.
Resumo
A propósito da visita de L. F. de Tollenare aos Carmelitas Descalços/Terésios, de Olinda, ocasião em que debateu-se a Revolução Francesa, procura-se abordar o tema da transição sócio-política do Absolutismo para o Liberalismo, quando ocorre a supressão de ordens religiosas. A expulsão dos Carmelitas Descalços do Convento do Desterro/Sta. Teresa de Olinda, ocorreu em 1823, no contexto dos movimentos liberais que antecederam a Confederação do Equador. Alegava-se, para sua expulsão, que os religiosos eram súditos de Portugal (e, portanto, absolutistas), sendo, também, contrários à independência brasileira. O término desse processo viria com a extinção dessa ordem religi-osa no Brasil pela regência do Império em 1831.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.