O MARQUÊS DE POMBAL E A INSTRUÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL E NO BRASIL (SÉCULO XVIII).
Resumo
Buscamos no presente trabalho analisar o pensamento iluminista português, particularmente nos aspectos que dizem respeito à educação, tendo em vista identificar a matriz teórica que daria substrato às reformas educativas implementadas por Sebastião José de Carvalho e Meio, o Marquês de Pombal, durante o reinado de D. José I (1750-1777). Sendo assim, procuramos particularmente a partir do pensamento de Verney e Ribeiro Sanches, reconhecer até que ponto as ações de Pom-bal tinham a ver com os pressupostos iluministas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.