ANTIGAS LUTAS, NOVOS CENÁRIOS: A ELITE PIAUIENSE E A INDEPENDÊNCIA.
Resumo
Este artigo versa sobre o comportamento político da elite piauiense frente ao processo de independência do Brasil. Os senhores do Piauí, embora atualizados sobre os debates acerca do ideário iluminista, mas conscientes da inevitável implantação de uma nova ordem política no Brasil, adotaram postura pragmática frente aos acontecimentos. Continuaram a luta empreendida desde o século XVIII pelo controle do poder local. A separação entre Brasil e Portugal e a formação do Estado Brasileiro foram argumento e espaço político desta luta que, no momento, caracterizava-se pela ruptura do pacto de convivência entre os grupos hegemônicos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.