A QUESTÃO SOCIAL E OS CÍRCULOS OPERÁRIOS DO RECIFE.
Resumo
O artigo aborda os movimentos cristãos junto aos operários no Brasil. A questão remonta à encíclica Rerum Novarum, do papa Leão XIII. No bojo dessa relação está a indissociabilidade entre os movimentos operários, a Igreja e o Estado contrapondo-se aos movimentos socialistas. Pernambuco foi o centro pioneiro dos círculos operários. estes se processaram desde o início do século XX até o fim do Estado Novo, quando se observa seu declínio. O auge dos Círculos Operários acontece durante a ditadura Vargas em Pernambuco, sob a intervenção de Agamenon Magalhães.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.