O BARROCO: GÊNESE E CONSTANTE DA CULTURA BRASILEIRA.
Resumo
O texto analisa, sob o aspecto conceitual, a influência cultural ocidental e cristã no Brasil. Assinala a antropologia e a arqueologia como gênese do Barroco e o seu translado para a história. Características como contradição, oposição, choque e tolerância representam a própria tradição ibérico-européia e afro-indígena. Nessa manisfestação cultural acentuaram-se o fenômeno circular da troca de influências, o conjunto de contigências da realidade de um período - séculos XVI a XVIII - e a consolidação do estilo pela sua popularização, ainda presente no cotidiano.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.