Notícias d´além-mar: o tema do sufrágio e da cidadania das mulheres na imprensa brasileira oitocentista

Autores

  • Priscila Salvaia UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2016.34.1.do.6-25

Palavras-chave:

Imprensa, Cidadania, Mulheres

Resumo

Reconhecido por um discurso jornalístico liberal e progressista, na segunda metade do século XIX, o periódico fluminense O Globo abordava com certa frequência o tema da inserção das mulheres na sociedade. Tal noticiário, na maioria das vezes, era proveniente de realidades estrangeiras, concebidas pelos editores do jornal como exemplos de modernidade. Neste artigo, nossa principal preocupação foi a de decifrar as formas de apropriação e transmissão dessas ideias aos leitores e leitoras brasileiros de então.  

Biografia do Autor

Priscila Salvaia, UNICAMP

Priscila Salvaia graduou-se em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011), onde defendeu a monografia O olhar retrospectivo de Machado de Assis em Esaú e Jacó: vivências e considerações acerca da monarquia e do republicanismo no Brasil, trabalho financiado pelo CNpq e premiado com menção honrosa no XIX Concurso de Monografias do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Em 2012 ingressou no programa de pós-graduação em Teoria e História Literária, no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e, com financiamento da CAPES, titulou-se mestre defendendo a dissertação Diálogos possíveis: o folhetim Helena (1876), de Machado de Assis, no jornal O Globo. Atualmente é doutoranda no mesmo programa e trabalha com o tema da ambição social nas produções de Machado de Assis e José de Alencar. 

Referências

ABREU, Zina. “Lutas das mulheres pelo direito de voto: movimentos sufragistas na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.” Revista Arquipélago - História, 2ª série, (volume VI), ano: 2002, p.443-469. Portugal: Universidade dos Açores.

ALMEIDA, Jane Soares de. “O movimento missionário e educacional protestante na segunda metade do século XIX: para cada igreja uma escola.” Educar, nº 20, p.185-207, 2002. Curitiba-PR: Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007 [1958].

CANO, Jefferson. “Mistérios do Rio de Janeiro: em torno das Memórias de um sargento de milícias e seu público.” ANTÍTESES, v.6, nº 11, p.53-75, jan./jun. 2013.

CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (org.). História em cousas miúdas: capítulos de história social da crônica no Brasil. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 2005.

DARNTON, Robert. Os best-sellers proibidos da França pré-revolucionária. (Tradução: Hildegard Feist). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

GARZONI, Lerice de Castro. Arena de combate: gênero e direitos na imprensa diária (Rio de Janeiro, início do século XX). (Tese de Doutorado em História). Campinas-SP: IFCH/UNICAMP, 2012.

GODINEAU, Dominique. “Filhas da liberdade e cidadãs revolucionárias.” In: DUBY, Georges & PERROT, Michelle (direção). História das Mulheres no Ocidente: o Século XIX. Volume 4. Porto: Afrontamento, 1991, p.21-39.

ISENBERG, Nancy. Sex and citizenship in Antebellum America. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1998.

KÄPPELI, Anne-Marie. “Cenas feministas”. In: DUBY, Georges & PERROT, Michelle (direção). História das Mulheres no Ocidente: o Século XIX. Volume 4. Porto: Afrontamento, 1991, p.541-579.

NEWMAN, Louise Michelle. White women´s rights: the racial origins of feminism in the United States. Oxford: Oxford University Press, 1999.

PEREIRA, Leonardo A. de Miranda. O Carnaval das Letras: literatura e folia no Rio de Janeiro do século XIX. (2ª edição). Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2004.

PERROT, Michelle. “As mulheres e a cidadania na França: história de uma exclusão.” In: As mulheres ou os silêncios da história. (Tradução: Viviane Ribeiro). Bauru-SP: EDUSC, 2005 [1998], p.327-341.

ROSIN, Francis. Les divorciaires: affrontments politiques et conceptions du mariage dans la France du XIXe. Siècle. Paris: Éditions Aubier, 1992.

SALVAIA, Priscila. Diálogos possíveis: o folhetim Helena (1876), de Machado de Assis, no jornal O Globo. (Dissertação de Mestrado em Teoria e História Literária). Campinas-SP: IEL/UNICAMP, 2014.

SCOTT, Joan W. and TILLY, Louise A. Women, work, and family. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1989 [1978].

TEIXEIRA, Ivan. O Altar & o Trono: Dinâmica do Poder em O Alienista. Cotia-SP: Ateliê; Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2010.

VARIKAS, Eleni et RIOT-SARCEY, Michèlle. “Réflexions sur la notion d´exceptionnalité”. Les Cahiers du GRIF, Paris, n. 37-38, 1998, p.77-89.

Downloads

Publicado

12-01-2016