As políticas públicas de cultura e as artes no Ceará: a criação e consolidação do centro de artes visuais – Casa Raimundo Cela
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2016.34.2.al.07Palavras-chave:
Artes Plásticas, Casa Raimundo Cela, Política CulturalResumo
Este artigo tem por objetivo discorrer sobre a criação e a trajetória do Centro de Artes Visuais - Casa Raimundo Cela e do Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará, enquanto mecanismos de firmação de uma política pública de cultura e oficialização das instituições das artes no Ceará. Tem-se como foco refletir sobre as relações entre Estado e cultura, que em meados dos anos 1960 se intensificou, devido à criação da Secretaria e do Conselho Estadual de Cultura, assim como a atuação de artistas e intelectuais nos órgãos vinculados a estas instituições. Neste ínterim, o estudo em questão também se propõe a investigar o projeto de inserção do Ceará no panorama artístico brasileiro, por meio da criação de um Salão de Arte Nacional, da emergência de uma nova geração de artistas e de novas figurações estéticas surgidas no campo artístico local por meio do diálogo com o nacional.
Referências
BARBALHO. Alexandre Almeida. Relações entre Estado e Cultura no Brasil: A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (1966 – 78). Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, 1997.
BECKER, Howard. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.
BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.
CARVALHO, Gilmar de. O voo do pássaro vermelho. In: SANTOS, Núbia Agustinha (org). O inventário de uma obra. Fortaleza: Lumiar Comunicação e Consultoria, 2012.
ESTRIGAS, Nilo de Firmeza. O Salão de Abril: 1943 – 2009. 2° Edição. Fortaleza: La Barca Editora, 2009.
FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
GOMES, Angela de Castro. História e historiadores. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.
GUIMARÃES, Dodora. Heloysa Juaçaba. A pintora, a colecionadora, a animadora cultural. In: SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho (org). O inventário de uma obra. Fortaleza: Lumiar Comunicação e Consultoria, 2012.
NOBRE, Geraldo da Silva. Para a História Cultural do Ceará: O Conselho Estadual de Cultura (1966-1976). Fortaleza: Editora Henriqueta Galeno, 1979.
OLIVEIRA, Israel Carvalho de. Entre a intelectualidade e o espírito: domínios da intelectualidade cearense na política cultural (1966 – 1980). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Ceará, 2014.
ORTIZ. Renato. Cultura Brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2012.
RIBEIRO. Solon. Entrevista. In: SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho (org). O inventário de uma obra. Fortaleza: Lumiar Comunicação e Consultoria, 2012.
REIS, Paulo. Arte de vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SILVA, Anderson de Sousa. O Salão de Abril em dois momentos: Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) e Prefeitura Municipal de Fortaleza (1944-1970). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2015.
SIRINELLI, Jean François. As elites culturais. In: RIOUX, Jean-Pierre,
SIRINELLI, Jean-François. Para uma história cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
URFALINO, Philippe. A História da política cultural. In: RIOUX, Jean-Pierre, SIRINELLI, Jean-François. Para uma história cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.