O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016)

Autores

  • Ueber José de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Marcos Marcelo Lirio Prefeitura Municipal de Cariacica Secretaria Municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2017.35.1.al.14

Palavras-chave:

Política, Educação, Programa Escola Viva, Era Paulo Hartung

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar a política educacional no contexto da chamada Era Paulo Hartung (2003-2016), partindo da hipótese de que foi a partir dela que se adotou de forma mais sistemática e incisiva, no Espírito Santo, a concepção de gerenciamento do Estado pautada, sobretudo, pela lógica neoliberal, na qual os princípios de qualidade total e eficiência passaram a exercer um poder central sobre os rumos políticos e econômicos do Estado do Espírito Santo em termos de política educacional. Tal fenômeno ocorre em um contexto de forte hegemonia da concepção urbano-industrial, a qual busca atender a interesses ancorados na agenda da ONG ES em ação, organismo que congrega diversas empresas de grande porte e que controla a agenda política capixaba, impondo ao conjunto do Estado o seu projeto de desenvolvimento econômico e social. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, utilizamos como metodologia a análise documental. O trabalho conclui que a política educacional do Governo Paulo Hartung, materializado no Programa Escola Viva, representa uma escalada rumo ao processo de privatização do sistema público de ensino do Espírito Santo e resulta de um processo antidemocrático, uma vez que não foi fruto de diálogo com a sociedade, mecanismo que consideramos mais adequado para a implementação de políticas públicas na área da educação.

Biografia do Autor

Ueber José de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em Ciência Política (Ufscar), Mestre e Graduado em História (Ufes). Professor Pemanente do Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas (PPGhis-Ufes); Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGeeb-Ufes); Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas (Ceunes/Ufes).

Marcos Marcelo Lirio, Prefeitura Municipal de Cariacica Secretaria Municipal de Educação

Mestre em Ensino na Educação Básica; Graduado em Artes; Professor da Rede Municipal de Educação de Cariacica-ES.

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Publicado

11-01-2017