Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.3Palavras-chave:
Didática da História, Ensino de História, Cultura Digital, YouTube.Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as narrativas históricas disponibilizadas na plataforma YouTube Edu. Criada em 2013 por iniciativa da Google, em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma tem como objetivo reunir vídeos educacionais produzidos por professores. Partindo da concepção de Didática da História como campo de estudo das formas com que a consciência histórica se manifesta na sociedade, foram analisados vídeos dos canais Descomplica e Nerdologia. Os resultados permitem observar a multiplicidade de narrativas históricas presentes no YouTube e a sua relação com a finalidade dos canais analisados.
Referências
ASSIS, Arthur. Alfaix. A didática da história de J. G. Droysen: Constituição e atualidade. Tempo, v. 20, p. 1–18, 2014.
BERGMANN, Klaus. A História na reflexão didática. Revista Brasileira de História, v. 9, n. 19, p. 29-42, 1990.
BURGESS, Jean.; GREEN, Joshua. Youtube e a revolução digital. São Paulo: Aleph, 2009.
CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de História, v. 28, n. 55, p. 153–170, 2008.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Onde fica a autoridade do historiador no universo digital? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (orgs.). Que história pública queremos? São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 169-180.
CASTELLS, Manuel. Un mapa de sus interacciones. Revista TELOS, n. 77, p. 1–7, 2008.
CERRI, Luis. Fernando. Os Conceitos De Consciência Histórica E Os Desafios Da Didática Da História. Revista de História Regional, v. 6, n. 2, p. 93-112, 2001.
CERRI, Luis Fernando. Didáticas da História no século XX: uma reflexão didática na história do Ensino de História no Brasil. In: IX Encontro Regional de História da ANPUH/PR. Ponta Grossa, junho de 2004. Disponível em:
http://www.pr.anpuh.org/resources/anpuhpr/anais/ixencontro/comunicacaocoordenada/Didaticas%20da%20historia%20do%20seculo%20xx/LuisF- Cerri.htm. Acesso em 06 de abril de 2021.
CERRI, Luis Fernando. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, v. 15, n. 2, p. 264-278, 2010.
ERA VARGAS: RESUMO PARA O ENEM. Quer que desenhe? por Descomplica. [S.I, s.n], 2018. 1 vídeo (8:34). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TiJBt5RrA-E&t=17s. Acesso em: 1 de junho de 2021.
FONTAINE, Piet F. M. What is History Didactics? Informations of the International Society of History Didactics, v. 7, n. 2, p. 90–102, 1986.
KOCKA, Jürgen. Tendências e controvérsias recentes na ciência histórica da República Federal Alemã. In: NEVES, Abilio Afonso Batea.; GERTZ, René E. (Eds.). Nova historiografia alemã. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Instituto Goethe, 1987, p. 41-55.
MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. Revista Brasileira de História, v. 37, n. 74, p. 135-154, 2017.
OLIVEIRA, Felipe Adriano Alves de. Mídias Sociais , Cultura Pop e Divulgação Científica: um estudo do canal Nerdologia. Dissertação (Mestrado em Ciência, Sociedade e Tecnologia). Universidade Federal de São Carlos, 2021, 136 fls..
ORIENTE MÉDIO. Apresentação e Roteiro de Filipe Figueiredo por Nerdologia. [S.I, s.n], 2016. 1 vídeo (14:34). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yAwCFfO1Zv0&t=398s. Acesso em: 1 de junho de 2021.
RÜSEN, Jörn. Reflexão sobre os fundamentos e mudança de paradigma na ciência histórica alemã-ocidental. In: NEVES, Abilio Afonso Batea.; GERTZ, René E. (Eds.). Nova historiografia alemã. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Instituto Goethe, 1987, p. 14–40.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da História: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. História Viva: Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora da UNB, 2006a.
RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, v. 1, n. 2, p. 7–16, 2006b.
RÜSEN, Jörn. Narrativa histórica: fundamentos, tipos, razão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2010, p. 93–108.
RÜSEN, Jörn. Os fundamentos da cultura histórica. In: Teoria da História: uma teoria da História como ciência. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2015, p. 217–246.
RÜSEN, Jörn. O que é Cultura Histórica? Reflexões sobre uma nova maneira de abordar a História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão de Rezende. (Ed.). Jörn Rüsen: contribuições para uma Teoria da Didatica da História. Curitiba: W&A Editores, 2016, p. 53-82.
RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. A luta da memória contra o esquecimento: a Reforma do Ensino Médio e os (Des)Caminhos do Ensino de História no Brasil. Trilhas da História, Três Lagoas, v. 7, n. 13, jul-dez. 2017, pp. 3-22.
SADDI, Rafael. Didática da história como sub-disciplina da ciência histórica. História & Ensino, v. 16, n. 1, p. 61-80, 2010.
SADDI, Rafael. O parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da história ampliada. Acta Scientiarum. Education, v. 34, n. 2, p. 211-220, 2012.
SADDI, Rafael. Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova Didática da História no Brasil. Opsis, v. 14, n. 2, p. 133-147, 2014,
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Famecos, v. 22, p. 23-32, 2003.
SÁ MARTINO, Luis Mauro. Teoria das mídias digitais. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 9-18.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 37, maio/ago, 2012, p. 73-91.
STAHER, Gerda Von; JUNG, Hans. Didáctica de la historia y enseñanza de historia en la Alemania unificada. Conciencia Social, p. 133-148, 1998.
TURIM, Rodrigo. Os tempos da independência: entre a história disciplinar e a história como serviço. Almanack, Guarulhos, n. 25, 2020, p. 3-39.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.