As pinturas de infâmia e a estética da suspensão: corpos retratados pendurados por pintores dos séculos XII ao XV
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.2.2Palavras-chave:
Pittura Infamante, Discurso Visual, Dispositivo de Infâmia, Performance do Corpo.Resumo
Neste trabalho é feita uma análise de corpos expostos pendurados presentes substancialmente em alegorias do inferno, a partir de fontes imagéticas de pintores dos séculos XII ao XV. Essa forma de retratar os corpos esteve em diversas práticas, sendo a arte uma delas. Ao assumir uma forma bastante grotesca e corpórea, na qual a punição é aplicada de forma explícita por meio da suspensão, estabelecem-se narrativas que marcam discursivamente tanto quanto elaboram novas dinâmicas. A instrumentalização do estudo ocorre através de conceitos como discurso e dispositivo, propostos por Michel Foucault, em que o corpo encontra-se inserido em uma história das ambições de governá-lo e organizá-lo.Referências
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