As pinturas de infâmia e a estética da suspensão: corpos retratados pendurados por pintores dos séculos XII ao XV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.2.2

Palavras-chave:

Pittura Infamante, Discurso Visual, Dispositivo de Infâmia, Performance do Corpo.

Resumo

Neste trabalho é feita uma análise de corpos expostos pendurados presentes substancialmente em alegorias do inferno, a partir de fontes imagéticas de pintores dos séculos XII ao XV. Essa forma de retratar os corpos esteve em diversas práticas, sendo a arte uma delas. Ao assumir uma forma bastante grotesca e corpórea, na qual a punição é aplicada de forma explícita por meio da suspensão, estabelecem-se narrativas que marcam discursivamente tanto quanto elaboram novas dinâmicas. A instrumentalização do estudo ocorre através de conceitos como discurso e dispositivo, propostos por Michel Foucault, em que o corpo encontra-se inserido em uma história das ambições de governá-lo e organizá-lo.

Biografia do Autor

Thuyla Azambuja de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa - Fronteira, Política e Sociedade. Bacharela em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atuou na iniciativa privada como Redatora Publicitária (2015-2017) e hoje é ilustradora freelancer. Em 2017, ingressou no curso de Desenho Industrial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participa do grupo de pesquisa Virtù - História Medieval e Renascentista, dirigido pelo Prof. Dr. Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior. Sua pesquisa tem como proposta o estudo do fragmento imagético de corpos pendurados contidos na obra Juízo Final de Giotto di Bondone (1306), compreendendo aspectos discursivos provenientes de fronteiras simbólicas e os seus impactos nos regimes de corpo do século XIV.

Referências

COURTINE, Jean-Jacques. “Decifrar o corpo: pensar com Foucault”. Tradução: Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 174

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula inaugural no College de France. Pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola: 1996.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade IV, As confissões da Carne. Título original: Les aveux de la chair (Histoire de la sexualité. Vol. IV) 2018.

LE GOFF, Jacques. A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. Tradução: Rogerio Silveira Muoio ; revisão técnica Hilário Branco Júnior. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 113.

LE GOFF, Jacques. O nascimento do purgatório. Editora Vozes Limitada, 2017.

MILLS, Robert. Suspended animation: pain, pleasure and punishment in medieval culture. Reaktion Books, 2005.

MILANI, Giuliano. L'uomo con la borsa al collo. Genealogia e uso di un'immagine medievale. 2018. p. 1-343. Editora Viella. Primeira edição digital em formato ePub.

ORTALLI, Gherardo. La pittura infamante: Secoli XIII-XVI. La pittura infamante, p. 1-183. Nova edição publicada em novembro de 2015. Editora Viella. Primeira edição em ebook-pdf: março de 2020.

Downloads

Publicado

29-12-2022