Representações de criança saudável no jornal O Exemplo (Porto Alegre/RS, 1929)

Autores

  • Ricardo Costa de Sousa Universidade Federal de Rondônia
  • Eduardo Cristiano Hass da Silva Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). https://orcid.org/0000-0002-3906-5448

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2023.41.1.08

Palavras-chave:

História da Infância, Jornal O Exemplo, Representações, Criança Saudável

Resumo

O presente texto mapeia e analisa as representações de criança saudável inscritas no jornal O Exemplo, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, assinadas pelo Doutor Adayr. A investigação se insere no campo da História da Educação, propondo algumas aproximações com a História da Saúde e das Doenças, fundamentando-se na História Cultural. A análise do corpus empírico permitiu a emergência de diferentes representações de criança saudável, sendo que elas não são estanques e encontrando-se, muitas vezes, imbricadas umas nas outras. Os resultados demonstram que as representações de criança saudável estão pautadas sobre ideias que as entendem como seres biológicos, que devem estar/seguir padrões específicos.

Biografia do Autor

Ricardo Costa de Sousa, Universidade Federal de Rondônia

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão e em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano e possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha. Universidade Federal de Rondônia.

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

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Publicado

02-05-2023

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Seção

Artigos Livres