Festas escolares no Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1979-2008)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5649.2024.257371

Palavras-chave:

festas escolares, cultura escolar, Núcleo de Educação Infantil, Natal

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as festas escolares ocorridas no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os anos de 1979 e 2008, considerando-as como um ritual definido por uma dialética entre o cotidiano e o extraordinário. A partir da análise dos Boletins Informativos da UFRN, dos relatos de práticas pedagógicas contidos nos cadernos Faça e Conte e dos registros das crianças publicados nos livros das turmas de alfabetização reconstruímos as experiências e as vivências das crianças nas festas juninas e nas comemorações da semana da criança.  Tais festas, mais que espaços de socialização infantil, fomentavam novas aprendizagens e novos saberes na infância. Nesses momentos festivos a cultura escolar se abria ao público mais amplo dos familiares de alunos que, juntos com as crianças, experimentavam da infância vivida no NEI.

Biografia do Autor

Thábata Araújo de Alvarenga, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em História e Espaços pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal da Paraíba (ProfHistória/UFPB).

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Publicado

30-12-2024