Subsídios para a escrita de uma história de Ouricuri no Oitocentos:

uma análise de fontes secundárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5649.2024.259210

Palavras-chave:

província de pernambuco, corografia, raul aquino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar fontes secundárias, tais como enciclopédias, anais, dicionários, atlas, mapas e livros de memória, que trazem informações sobre a freguesia e, posteriormente, vila de Ouricuri no séc. XIX, a fim de desvendar as diferentes construções discursivas sobre a formação da municipalidade e as disputas em torno de sua fundação. A história municipal oficial acabou por consagrar a figura do padre Francisco Pedro da Silva como fundador do município, consagração esta que pretendemos historicizar de forma crítica e contextualizada neste trabalho. Além disso, o artigo ordena cronologicamente as referidas fontes secundárias, tanto geográficas quanto históricas, de modo a evidenciar o adensamento de informações sobre a freguesia/vila ao longo do tempo, bem como as mudanças de narrativa acerca de sua constituição.

Biografia do Autor

Andrey Borges Bernardes, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

É professor de História no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Ouricuri. Doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina (2018). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Sapucaí (2008).

Referências

Ana Cláudia Fonseca Brefe, “A cidade inventada: a paulicéia construída nos relatos memorialistas (1870-1920)”, Dissertação (Mestrado em História), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

Candido Mendes, Atlas do Imperio do Brazil comprehendendo as respectivas divisões administrativas, ecclesiasticas, eleitoraes e judiciarias: dedicado a Sua Magestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, destinado à instrucção publica do Imperio, com especialidade á dos alumnos do Imperial Collegio de Pedro II, Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomathico, 1868.

Flávio Dantas Martins, “Memória do matuto: historiografia de Ouricuri-PE”, in Anais eletrônicos do VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012.

Francisco Augusto Pereira da Costa, Anais pernambucanos (1834-1850), Recife: Arquivo Público Estadual, 1951-1966.

Genny da Costa e Silva e Risoleta da Costa Silva, Índices onomásticos e de assuntos dos Anais Pernambucanos de F. A. Pereira da Costa, Recife: FUNDARPE/Diretoria de Assuntos Culturais, 1987.

Giarlam de Sá Agra, Ouricuri, minha cidade nossa história, Ouricuri: Âncora Gráfica e Editora, 2018.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Enciclopédia dos municípios brasileiros (Vol. 18: Municípios do estado de Pernambuco), Rio de Janeiro: IBGE, 1958.

J. C. R. Milliet de Saint-Adolphe, Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil, contendo a origem e história de cada província, cidade, vila e aldeia; sua população, comércio, indústria, e produtos mineralógicos; nome e descrição de seus rios, lagoas, serras e montes; estabelecimentos literários, navegação e o mais que lhe é relativo. Obra coligida e composta por Milliet de Saint Adolphe e trasladada em português do mesmo manuscrito inédito francês (com numerosas observações e adições). Ornada de um mapa geral do Império do Brasil e de cinco planos das cidades e portos principais, Paris, França: Aillaud, 1845.

Jeronymo Martiniano Figueira de Mello, Ensaio sobre a estatística civil e política da província de Pernambuco, Recife: Conselho Estadual de Cultura, 1979.

Manoel da Costa Honorato, Diccionario topographico, estatistico e historico da provincia de Pernambuco, Recife: Typographia Universal, 1863.

Manoel Luís Salgado Guimarães, “Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma História Nacional”, Estudos Históricos, v. 1, n. 1 (1988), pp 5-27.

Michel Foucault, Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976), São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Michel Rolph Trouillot, Silenciando o passado: poder e a produção da história, Curitiba: Huya, 2016.

Odilon Nogueira de Matos, “Anais Pernambucanos: 1493-1590”, Revista de História, v. 5, n. 12 (1952), pp. 517-518.

Raul Aquino, Ouricuri: história e genealogia, Recife: FIAM/Centro de Estudos de História Municipal, 1982.

Raul Aquino, Ouricuri: tempo do comendador Francisco Pedro, Recife: FIAM/Centro de Estudos de História Municipal, 1998.

Reinhart Koselleck, Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos, Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.

Sebastião de Vasconcelos Galvão, Dicionário corográfico, histórico e estatístico de Pernambuco, Recife: CEPE, 2006.

Vinicius Pontes Martins e Geraldo Moreira Prado, “Ensaio sobre a estatística civil e política da província de Pernambuco, 1839. O projeto ilustrado brasileiro para a unidade nacional”, Anais da Biblioteca Nacional., Rio de Janeiro, n. 120 (2000), pp. 335-345.

Downloads

Publicado

16-12-2024