Subsídios para a escrita de uma história de Ouricuri no Oitocentos:
uma análise de fontes secundárias
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-5649.2024.259210Palavras-chave:
província de pernambuco, corografia, raul aquinoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar fontes secundárias, tais como enciclopédias, anais, dicionários, atlas, mapas e livros de memória, que trazem informações sobre a freguesia e, posteriormente, vila de Ouricuri no séc. XIX, a fim de desvendar as diferentes construções discursivas sobre a formação da municipalidade e as disputas em torno de sua fundação. A história municipal oficial acabou por consagrar a figura do padre Francisco Pedro da Silva como fundador do município, consagração esta que pretendemos historicizar de forma crítica e contextualizada neste trabalho. Além disso, o artigo ordena cronologicamente as referidas fontes secundárias, tanto geográficas quanto históricas, de modo a evidenciar o adensamento de informações sobre a freguesia/vila ao longo do tempo, bem como as mudanças de narrativa acerca de sua constituição.
Referências
Ana Cláudia Fonseca Brefe, “A cidade inventada: a paulicéia construída nos relatos memorialistas (1870-1920)”, Dissertação (Mestrado em História), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
Candido Mendes, Atlas do Imperio do Brazil comprehendendo as respectivas divisões administrativas, ecclesiasticas, eleitoraes e judiciarias: dedicado a Sua Magestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, destinado à instrucção publica do Imperio, com especialidade á dos alumnos do Imperial Collegio de Pedro II, Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomathico, 1868.
Flávio Dantas Martins, “Memória do matuto: historiografia de Ouricuri-PE”, in Anais eletrônicos do VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012.
Francisco Augusto Pereira da Costa, Anais pernambucanos (1834-1850), Recife: Arquivo Público Estadual, 1951-1966.
Genny da Costa e Silva e Risoleta da Costa Silva, Índices onomásticos e de assuntos dos Anais Pernambucanos de F. A. Pereira da Costa, Recife: FUNDARPE/Diretoria de Assuntos Culturais, 1987.
Giarlam de Sá Agra, Ouricuri, minha cidade nossa história, Ouricuri: Âncora Gráfica e Editora, 2018.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Enciclopédia dos municípios brasileiros (Vol. 18: Municípios do estado de Pernambuco), Rio de Janeiro: IBGE, 1958.
J. C. R. Milliet de Saint-Adolphe, Dicionário geográfico, histórico e descritivo do Império do Brasil, contendo a origem e história de cada província, cidade, vila e aldeia; sua população, comércio, indústria, e produtos mineralógicos; nome e descrição de seus rios, lagoas, serras e montes; estabelecimentos literários, navegação e o mais que lhe é relativo. Obra coligida e composta por Milliet de Saint Adolphe e trasladada em português do mesmo manuscrito inédito francês (com numerosas observações e adições). Ornada de um mapa geral do Império do Brasil e de cinco planos das cidades e portos principais, Paris, França: Aillaud, 1845.
Jeronymo Martiniano Figueira de Mello, Ensaio sobre a estatística civil e política da província de Pernambuco, Recife: Conselho Estadual de Cultura, 1979.
Manoel da Costa Honorato, Diccionario topographico, estatistico e historico da provincia de Pernambuco, Recife: Typographia Universal, 1863.
Manoel Luís Salgado Guimarães, “Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma História Nacional”, Estudos Históricos, v. 1, n. 1 (1988), pp 5-27.
Michel Foucault, Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976), São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Michel Rolph Trouillot, Silenciando o passado: poder e a produção da história, Curitiba: Huya, 2016.
Odilon Nogueira de Matos, “Anais Pernambucanos: 1493-1590”, Revista de História, v. 5, n. 12 (1952), pp. 517-518.
Raul Aquino, Ouricuri: história e genealogia, Recife: FIAM/Centro de Estudos de História Municipal, 1982.
Raul Aquino, Ouricuri: tempo do comendador Francisco Pedro, Recife: FIAM/Centro de Estudos de História Municipal, 1998.
Reinhart Koselleck, Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos, Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.
Sebastião de Vasconcelos Galvão, Dicionário corográfico, histórico e estatístico de Pernambuco, Recife: CEPE, 2006.
Vinicius Pontes Martins e Geraldo Moreira Prado, “Ensaio sobre a estatística civil e política da província de Pernambuco, 1839. O projeto ilustrado brasileiro para a unidade nacional”, Anais da Biblioteca Nacional., Rio de Janeiro, n. 120 (2000), pp. 335-345.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 .

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, o autor garante que o artigo é original, e que não contém declarações caluniosas ou difamatórias, que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros, bem como ressarcir prontamente a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que possam ocorrer em razão da quebra destas garantias.
O autor mantém os direitos autorais sobre o artigo, autorizando, no entanto, a Universidade Federal de Pernambuco/CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa ou qualquer outro idioma, em versão impressa, ou qualquer outro meio de divulgação, ficando assim, a referida instituição isenta de qualquer pagamento de direitos autorais ao autor.