A tragédia histórica em La Pratique du Théâtre (1657), de François Hédélin d’Aubignac (1604–1676)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2023.41.2.14

Palavras-chave:

François Hédélin d’Aubignac, Teatro Moderno, Tragédia

Resumo

Este trabalho pretende analisar os pressupostos teóricos levantados por François Hédélin d’Aubignac (1604–1676) em La Pratique du Théâtre (1657) acerca da composição dramática e, especificamente, do drama histórico. Pretende-se analisar as noções de mimese e verossimilhança que sustentavam a concepção dramática do autor e sua relação com os imperativos políticos e morais de um contexto de progressiva institucionalização do saber pela monarquia francesa na primeira metade do século XVII. A partir disso, busca-se analisar a forma e a função do drama histórico para o autor, em que este gênero se diferencia dos demais gêneros dramáticos e quais suas afinidades e diferenças em relação ao texto histórico. Conclui-se que a noção de verossimilhança é um conceito-chave para se compreender o drama histórico, pois, ao mesmo tempo que identifica o texto dramático como tal, produz as balizas entre a fidelidade às fontes históricas e a liberdade do dramaturgo.

Biografia do Autor

Mayquel Eleuthério, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação e mestrado em História pela mesma Universidade. Especialista em formação de leitores pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Graduando em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Contato: mayquel.eleutherio@gmail.com

   

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Publicado

27-02-2024