A tragédia histórica em La Pratique du Théâtre (1657), de François Hédélin d’Aubignac (1604–1676)
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2023.41.2.14Palavras-chave:
François Hédélin d’Aubignac, Teatro Moderno, TragédiaResumo
Este trabalho pretende analisar os pressupostos teóricos levantados por François Hédélin d’Aubignac (1604–1676) em La Pratique du Théâtre (1657) acerca da composição dramática e, especificamente, do drama histórico. Pretende-se analisar as noções de mimese e verossimilhança que sustentavam a concepção dramática do autor e sua relação com os imperativos políticos e morais de um contexto de progressiva institucionalização do saber pela monarquia francesa na primeira metade do século XVII. A partir disso, busca-se analisar a forma e a função do drama histórico para o autor, em que este gênero se diferencia dos demais gêneros dramáticos e quais suas afinidades e diferenças em relação ao texto histórico. Conclui-se que a noção de verossimilhança é um conceito-chave para se compreender o drama histórico, pois, ao mesmo tempo que identifica o texto dramático como tal, produz as balizas entre a fidelidade às fontes históricas e a liberdade do dramaturgo.
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