O Secretário Alvitreiro: a trajetória e dois escritos políticos de Antônio Barbosa de Lima, Secretário de Governo da Capitania de Pernambuco (1682-1712)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2023.41.2.13

Palavras-chave:

Secretário de Governo, Arbitrismo, Capitania de Pernambuco

Resumo

Contrapondo-se às perspectivas defendidas pelas grandes sínteses da história administrativa, que relegavam aos oficiais da escrita um papel meramente acessório e burocrático dentro das instituições, o presente artigo analisa o protagonismo político desses agentes através do caso de António Barbosa de Lima, secretário de governo da Capitania de Pernambuco entre 1682 e 1712. Para tanto, aborda-se a trajetória de vida deste personagem e algumas características marcantes de seu pensamento político, manifestas em dois raros escritos de sua autoria oferecidos aos governadores António Félix Machado e seu filho Félix José Machado.

Biografia do Autor

Arthur Curvelo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em História pelo Programa Interuniversitário de Doutoramento em História, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas. Tem desenvolvido estudos no âmbito da História Social do Poder, das Elites e das Instituições na América Portuguesa, abordando as instituições de governo local, os governadores de capitanias, a comunicação política e as políticas da informação na Época Moderna.

Contato: arthur.curvelo@ichca.ufal.br

Downloads

Publicado

27-02-2024